Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Governador entrega licenças ambientais...

Governador entrega licenças ambientais para fábricas de MDF em Caçador e Otacílio Costa

O governador Jorginho Mello e a presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Sheila Meirelles, entregaram, na tarde desta segunda-feira, 6, licenças ambientais de grande porte que contribuirão diretamente com o desenvolvimento social, econômico e sustentável de Santa Catarina.

“Temos projetos importantes para serem implantados e, infelizmente, a máquina pública, muitas vezes engessada, emperrada, não proporciona que esses investimentos aconteçam. São empreendimentos que trazem para Santa Catarina emprego, arrecadação, desenvolvimento. E é por isso que a gente está fazendo essa força tarefa de análises do IMA”, explicou o governador.

Para a empresa Guararapes, com sede na cidade de Caçador, foi oficializada a entrega da Licença Ambiental de Operação (LAO) para uma unidade fabril destinada à produção de placas de MDF. O investimento do empreendimento representa cerca de R$ 800 milhões, e deve gerar cerca de 230 empregos diretos e 800 indiretos. O empresário Diorgenes Bertolin, da empresa Guararapes, recebeu a licença das mãos da presidente do IMA. Também acompanhou a reunião o prefeito de Caçador, Alencar Mendes.

:: Mais fotos na galeria

Já para a empresa Sudati, localizada no município de Otacílio Costa, foi entregue a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para ampliar também a unidade industrial destinada à fabricação de placas de MDF. O empreendimento deve superar R$ 1 bilhão em investimentos e gerar um total de 150 empregos diretos e 350 empregos indiretos na região. Além do empresário Luiz Alberto Sudati, estava presente no ato o prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar de Souza.

O licenciamento ambiental é um instrumento que busca a conciliação do desenvolvimento econômico com a conservação dos recursos naturais, assegurando a sustentabilidade dos ecossistemas nas dimensões física, biótica e sociocultural. Em Santa Catarina, esse processo é conduzido pelo IMA.

“A emissão de uma licença atesta que as exigências impostas pela legislação ambiental foram cumpridas por parte dos empreendedores. Para nós, enquanto instituição, é um momento importante, que representa a conclusão de um processo conduzido de forma célere pela equipe técnica do IMA”, enfatizou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support