Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Governador entrega auto escada...

Governador entrega auto escada mecânica para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

O governador Carlos Moisés entregou na manhã desta terça-feira, 27, uma viatura auto  escada mecânica para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O equipamento será utilizado nos diversos atendimentos de combate a incêndio e resgate e destinado ao Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, em Balneário Camboriú. Esta é a primeira escada entregue, outras duas serão destinadas nos próximos meses para Florianópolis e Blumenau. Os recursos de cerca de R$ 8,7 milhões para cada viatura são do Programa SC Mais Segura. O ato ocorreu em frente ao Quartel Central Histórico dos Bombeiros, na Capital.

O chefe do Executivo estadual lembrou que em 1958 o governador Jorge Lacerda, entregou para o CBMSC, no mesmo local, a única escada Magirus da corporação. “São 64 anos. Hoje fazemos a ruptura adquirindo mais três equipamentos. Esse é o primeiro que chega da Alemanha. A escada vai trazer mais segurança com muita tecnologia agregada. É uma grande aquisição”, evidenciou.

Foto Julio Cavalheiro/SECOM

O governador enfatizou ainda os investimentos na Segurança Pública com investimentos superiores a R$ 340 milhões na aquisição de equipamentos, viaturas e novas estruturas. Pontuou que os recursos são próprios dos catarinenses, resultado de uma gestão focada em redução de custos. 

A auto escada mecânica chega a 55 metros de alcance, possui cesto com capacidade de 300 quilos, além disso, possui guincho elétrico com capacidade para no mínimo 5,4 mil quilos com 35 metros de cabo. o elevador de resgate tem capacidade de 300 quilos. Conta ainda com monitor, gerador elétrico, ventilador de pressão positiva e suporte para maca de salvamento. Possui câmera térmica, assim em locais de baixa ou nenhuma visibilidade auxilia a localizar as chamas e orienta as equipes na busca por feridos ou encurralados. 

“É um momento histórico. Um grande avanço. O equipamento é o mais moderno do país com relação ao atendimento de serviço especializado. Essa entrega representa o compromisso do Governo do Estado com a segurança do povo catarinense”, pontuou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel BM Hilton de Souza Zeferino.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support