Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Governador em exercício apoia...

Governador em exercício apoia luta em favor do Carvão Mineral

O governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, participou na manhã desta segunda-feira, 24, do Seminário Panorama Energético e o Carvão Mineral, iniciativa conjunta dos Poderes Legislativos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, em defesa do uso do carvão mineral como matriz energética. Os dois estados juntos possuem 99,7% das reservas do minério no país. “É importante que em lugar da concorrência entre si, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se unam em busca de avanços tributários e condições que valorizem o uso do carvão”, destacou Eduardo Moreira.

Foto: Jeferson Baldo/GVG

Por décadas a extração do mineral na região enfrentou problemas ambientais, falta de apoio governamental e insalubridade das minas, fatores que reduziram a exploração. A recente preocupação com o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas e a promessa de novas técnicas de exploração sustentáveis reacende a indústria carbonífera brasileira. “São mais de 20 anos sem casos de pneumoconiose no Estado e os avanços tecnológicos evitam a degradação ambiental de outros tempos”, relata o governador em exercício, que já presidiu a Comissão de Minas e Energia na Câmara Federal e iniciou sua carreira médica em uma mina.

Embora não seja uma fonte renovável de energia, o carvão é considerado seguro por não depender de condições climáticas. Hoje, a participação do minério na matriz energética brasileira é pequena: 1,4%. Ainda assim, o carvão é responsável em Santa Catarina pelo equivalente a 35% da eletricidade que chega às casas e indústrias. No mundo, esse índice chega a 38%. No Brasil, a perspectiva de uso do carvão, armazenado em jazidas minerais na Região Sul, é de pelo menos mais 300 anos de exploração. Estima-se que as reservas nacionais alcancem mais de 32 bilhões de toneladas do minério.

Estavam presentes no evento os presidentes das Assembleias Legislativas de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli, e do Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen; o deputado estadual catarinense e presidente da Frente Parlamentar Estadual do Carvão Mineral, Valmir Comin; o deputado federal e presidente da Comissão Parlamentar Mista do Carvão Mineral, Afonso Hamm; deputados estaduais e federais catarinenses e gaúchos, além de prefeitos e vereadores dos municípios com reservas de carvão nos dois estados.

Rafael Cardoso
Gabinete do Vice-governador
Telefone: (48) 9118-9821

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support