Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Previdência
  4. /
  5. Gestoras do Iprev vão...

Gestoras do Iprev vão a congresso nacional presença das mulheres no Regime Próprio de Previdência Social

A força feminina nos Regimes Próprios de Previdência ganhou destaque nesta semana. Gestoras do Iprev estiveram nesta quarta-feira, 3, em Brasília para participar do 1º Congresso Nacional de Mulheres no RPPS, promovido pela Associação Brasileira de Institutos de Previdência Estaduais e Municipais.

O Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) é um sistema de previdência social para servidores públicos que são vinculados a cargos efetivos, e as mulheres têm um papel crucial neste sistema, pois, historicamente, são maioria no funcionalismo público em diversas áreas.

A diretora de Previdência do Iprev, Lonita Catarina Aiolfi, e a coordenadora de Controle Interno e Ouvidoria, Dagmar Diana Fava, participaram de um circuito de palestras compartilhando experiências de lideranças femininas no RPPS e debatendo sobre a representatividade feminina no serviço público e nas instituições que gerenciam o RPPS, como fundos de previdência e conselhos.

Segundo o Instituto IPEA, a presença das mulheres aumentou em benefícios com maior densidade de contribuição, como as aposentadorias por tempo de contribuição, e perdeu força nas pensões por morte, pois o modelo baseado no homem provedor do lar perdeu força e novos arranjos familiares ganham espaço.

O intuito deste evento é de proporcionar interação entre os RPPS, e consiste na união de mulheres do segmento para que, juntas, possam criar um espaço específico para debater assuntos e temáticas relacionados ao universo dos Regimes Próprios, de maneira que seja fomentada a participação das Mulheres nas diversas áreas de atuação e instâncias de deliberação e decisão do RPPS, para que estas profissionais possam contribuir com o fortalecimento da previdência dos servidores públicos.

Na oportunidade, as representantes femininas do IPREV de Santa Catarina, puderam trocar experiências com o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o Presidente da ABIPEM, João Calos Figueiredo, o ex-Presidente da ABIPEM e ex-Presidente do IPREV, Demetruis Hintz, a Coordenadora de Normatização e Acompanhamento Legal da Secretaria de Previdência, Claudia Fernanda Iten,  e o Secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência Social, Paulo Roberto dos Santos.

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support