Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Consumidor
  4. /
  5. Fiscais do Imetro-SC recebem...

Fiscais do Imetro-SC recebem treinamento contra fraudes em bombas de combustíveis

Foto: Divulgação Imetro/SC

Ter a sensação de ter recebido menos combustível no tanque do carro, pelo que foi pago, nem sempre é apenas uma sensação. A engenharia das fraudes em bombas está cada vez mais avançada e, para combater as novas tentativas, o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina tem investido em inovação e capacitação.

Recentemente o Imetro-SC realizou o treinamento “A Engenharia das Fraudes Eletrônicas em Bombas Medidoras de Combustíveis”, ministrado pelo especialista em desenvolvimento de tecnologia antifraudes, Ulysses Carvalho, do Laboratório Olhos de Lince do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – IPEM/SP.

O treinamento foi direcionado aos fiscais do órgão, e trouxe as últimas novidades tecnológicas no combate às novas práticas que provocam a concorrência desleal e lesam o consumidor. Os fiscais puderam ter acesso às tecnologias usadas para detectar adulterações na medição das bombas de combustível.

“Estamos muito satisfeitos com o treinamento. O Ulysses é um dos maiores especialistas do Brasil neste assunto. Agradecemos ao Ipem/SP, na figura de seu Superintendente, Cel. Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior pela oportunidade. É desta forma que o Imetro do Governo de Santa Catarina, trabalha para a justa concorrência e para proteção do consumidor”, afirma o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto.

O presidente explica ainda que a tolerância máxima de erro é de 0,5%. “No entanto, o Imetro-SC já encontrou fraudes metrológicas em que o erro foi superior a 10%. Isso, em um abastecimento de 45l, significa que você leva 4,5 litros a menos de combustível. É fundamental estar preparado para combater esse tipo de fraude”, completa.

O especialista Ulysses Carvalho salienta que os fiscais estejam constantemente capacitados com treinamentos e ferramentas para que possam acompanhar a evolução das fraudes. “É importante também a cooperação entre os estados para troca de informações. Só assim, poderemos nos antecipar às novas tecnologias e inovações que são empregadas na fabricação dessas fraudes”, ressalta.

“Os fiscais estão todos os dias nas ruas, combatendo ilegalidades e poder ter essa oportunidade de integrar inovação e conhecimento no combate às novas fraudes nos trará, sem dúvidas, um grande ganho no resultado do trabalho”, ressalta o diretor de Metrologia Legal Hercílio de Oliveira Bez.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Cuidados ao abastecer o veículo

  • Abastecer somente em postos de confiança, onde normalmente você abastece e nunca notou nada estranho, por isso é bom conhecer bem o consumo do carro e se tiver em um lugar diferente, abasteça só o suficiente para chegar em um posto de confiança.
  • Sempre acompanhar o abastecimento e verificar se realmente vai começar a marcar do zero.
  • Conferir se o preço indicado na placa do posto é o mesmo registrado na bomba. Fique atento se o bico que vai ser usado corresponde ao seu pedido de abastecimento (por isso é bom deixar bem claro ao frentista, qual produto você quer abastecer).
  • Se desconfiar que a quantidade abastecida é menor que o indicado na bomba, utilize os canais de denúncia conforme o órgão fiscalizador de sua cidade, que pode ser o Inmetro ou Imetro-SC.
  • Se desconfiar da qualidade do combustível, use os canais de denúncia da ANP, que é responsável pela qualidade dos combustíveis.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support