Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. FCEE promove live especial...

FCEE promove live especial em alusão ao Dia Mundial do Autismo

Em alusão ao Dia Mundial do Autismo, no próximo 3 de abril, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promove a sua primeira live de 2023. Com o tema “Dia Mundial do Autismo: A importância do Treinamento de Pais no programa de Intervenção Precoce da FCEE”, a live será transmitida pelo Canal da FCEE no Youtube, a partir das 14h. Ative o lembrete clicando neste link.

A presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite, fará a abertura do programa, que contará com mediação da psicóloga do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista da FCEE (CETEA), Patrícia Braz, e com a participação especial do casal Mizael de Oliveira Chaves e Sheylla Medeiros da Silva de Oliveira, pais de um educando atendido pela FCEE.

“O Programa de Treinamento de Pais é um projeto-piloto criado no campus da FCEE com o objetivo de orientar as famílias, ensinando técnicas e recursos para serem aplicados com as crianças em casa, permitindo a continuidade das atividades no ambiente familiar”, explica a presidente da FCEE, destacando que o programa poderá ser desenvolvido posteriormente em algumas instituições parceiras da Fundação.

O Programa de Treinamento da FCEE atende pais, responsáveis ou cuidadores das crianças atendidas pelo Serviço de Intervenção Precoce oferecido pelo Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA). O objetivo é orientar as famílias com suporte teórico sobre as diversas técnicas e recursos de treino junto às crianças, minimizando fatores de risco bem como promovendo o desenvolvimento social.

O Serviço de Intervenção Precoce do CETEA/FCEE atende crianças com diagnóstico de TEA com idade entre 1 ano e 5 anos e 11 meses. O principal objetivo do serviço é permitir que a criança desenvolva habilidades básicas de modo a não prejudicar o desenvolvimento de aprendizagens acadêmicas e sociais. O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, composta por professor, educador físico, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, tendo como base o uso de Práticas Baseadas em Evidências para autismo (PBE).

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) é o órgão do Governo do Estado responsável pela definição e coordenação das políticas de Educação Especial, fomentando, produzindo e disseminando o conhecimento científico e tecnológico desta área. Em seu campus em São José, na Grande Florianópolis, a FCEE conta com dez Centros de Atendimento Especializado, que são espaços de estudos, discussões, atendimentos e pesquisas em suas respectivas áreas de atuação. Em todo o estado, possui parcerias com quase 250 instituições especializadas, como Apaes, Amas, associações de surdos, de deficientes físicos, entre outros. Além dos repasses financeiros para estas instituições, também realiza cursos, capacitações e assessorias técnicas, beneficiando cerca de 27 mil educandos.

Serviço:

“Dia Mundial do Autismo: A importância do Treinamento de Pais no programa de Intervenção Precoce da FCEE”
Data: 03/04/2023 (segunda-feira)
Hora: 14h
Transmissão ao vivo: Canal da FCEE no Youtube
Ative o lembrete clicando aqui

Avatar
Escrito por:

FCEE Imprensa

Assessoria de Comunicação FCEE Contato: (48) 3664-4943 Email: imprensa@fcee.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support