Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Fazenda/SC aguarda deliberação do...

Fazenda/SC aguarda deliberação do Confaz sobre o uso obrigatório da NFP-e    

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) acompanha a possibilidade de o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) adiar para 2024 a deliberação que torna obrigatório o uso da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em todo o País.

A medida em vigor prevê que, a partir de 1º de julho, agricultores e pequenos pecuaristas terão de usar exclusivamente a Nota fiscal eletrônica para a comercialização de seus produtos.

A prorrogação do prazo está em análise pelos grupos de trabalho do Confaz e deverá ser colocada em votação no próximo dia 31 de março. O adiamento para 2024 é visto como uma necessidade para os Estados.

Santa Catarina defende que o uso da nota eletrônica não pode prejudicar a comercialização do que é produzido nas pequenas propriedades rurais catarinenses, mas esclarece que a obrigatoriedade e eventual prorrogação do prazo cabem exclusivamente ao Confaz.

A Secretaria de Estado da Fazenda também criou um grupo para avaliar os impactos da medida e buscar alternativas para os produtores rurais que ainda não usam a versão eletrônica da nota.

Repórter: Osvaldo Sagaz

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support