Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Fazenda libera inscrição provisória...

Fazenda libera inscrição provisória para cerca de 400 famílias de assentamento em Abelardo Luz

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) está liberando a inscrição estadual provisória para cerca de 400 famílias que vivem em um assentamento rural em Abelardo Luz, no Oeste do estado. A medida garante que os agricultores mantenham a comercialização de seus produtos, uma vez que muitos deles estavam enfrentando dificuldades para atender aos requisitos legais e obter a Nota Fiscal de Produtor – as famílias tiveram a inscrição bloqueada porque adquiriram os lotes mediante contrato particular de compra e venda, desrespeitando a legislação federal. 

A liberação provisória será válida por 90 dias e pode ser solicitada pelos assentados que se enquadram na condição de “adquirentes do direito de posse de lote”. Outra exigência é não ter praticado qualquer outro ato que possa caracterizar infração à legislação tributária, o que justificaria o cancelamento da inscrição de produtor primário. No decorrer dos 90 dias, o interessado deverá solicitar a atualização dos dados cadastrais junto ao Incra, comprovando a sua condição de novo titular do lote do assentamento. 

Para solicitar o desbloqueio da inscrição, o produtor que preencher os pré-requisitos deverá encaminhar à Secretaria de Estado da Fazenda, por meio da Prefeitura de Abelardo Luz, uma série de documentos (confira a lista abaixo). 

Consenso – A solução para o caso é resultado da articulação entre as secretarias estaduais da Fazenda e Agricultura e atendeu a um pedido da Prefeitura de Abelardo Luz, que expôs o problema e alertou que as famílias não estavam comercializando a produção agropecuária devido a falta de nota fiscal. Entre os argumentos a favor da liberação provisória estão, por exemplo, o fato de os assentados terem a  inscrição de produtor primário concedida pelo município; ligação elétrica fornecida pela Celesc e a compra regular de insumos para a agricultura. Alguns deles têm ainda financiamentos autorizados pelo Pronaf. 

DOCUMENTOS PARA SOLICITAR O DESBLOQUEIO DA INSCRIÇÃO ESTADUAL

  • Relatório resumido das operações realizadas no ano de 2022, devidamente documentadas por notas fiscais de produtor;
  • Cópia de fatura recente da energia elétrica consumida no lote e expedida pela Celesc;
  • Cópias de notas fiscais de insumos adquiridos no ano de 2022;
  • Outros documentos que comprovem que o assentado está exercendo a atividade rural no imóvel.
Avatar
Escrito por:

ASCOM | SEF

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support