Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Fatma de Canoinhas realiza...

Fatma de Canoinhas realiza Curso de Formação de Pilotos e Observadores de Drones


Foto: ASCOM ADR Canoinhas

Foi realizado em Canoinhas nos dias 6 e 7 de fevereiro o curso de Formação de Pilotos e Observadores de Drones (RPAS/VANT). Promovido pela Fatma de Canoinhas, participaram também do curso as regiões de Mafra e Caçador. O curso aconteceu na sede da UnC de Marcílio Dias.

Participaram servidores da Fatma, policiais militares ambientais, servidores da UnC e do Cedup Vidal Ramos. Temas como legislação para o uso de drones, montagem dos equipamentos e voo demonstrativo, sensoriamento remoto e processamento digital de imagens, segurança de voo e técnicas de pilotagem, voo com GPS Pro, prática de missões: captura de imagens de alvos pré estabelecidos, foram alguns dos assuntos abordados durante o curso. Foram 20 horas de curso, com módulos teórico e prático.

Para a gerente da Fatma de Canoinhas, Francine Nader, que organizou o curso para as regiões, o aprendizado veio ao encontro das reais necessidades dos servidores das regiões de Canoinhas, Mafra e Caçador. “Com esse importante curso nossos servidores estão mais conscientes sobre a responsabilidade de manejar o equipamento, sempre preservando a segurança das pessoas e do meio ambiente”, enfatiza Francine.

A equipe de especialistas é formada pelos instrutor de sistemas de auxílio à navegação aérea, David Vieira da Rosa Fernandes; instrutor de pilotagem, Adrio Peixoto Centeno; instrutor em sensoramento remoto e geoprocessamento, Diego Hemkemeier Silva; e o instrutor de legislação, regulamentação e regualrização de operações com drones, Mário Henrique Vicente. Mário explica que o curso é voltado para os servidores públicos do Estado, principalmente para aqueles que atuam na gestão ambiental, através de fiscalização e licenciamento, e também em cooperação técnica com o Corpo de Bombeiros, que participam do curso. “Esse tem como um dos seus objetivos colaborar nas operações de licenciamento e fiscalização, mas principalmente agilizar os processos de licenciamento ambiental”, destaca.

Todo o treinamento é dado pelos membros da Câmara Técnica de Auditoria Ambiental de Precisão, Aplicação e Desenvolvimento de RPAS, formada pelos servidores da Fatma de Florianópolis.

O curso foi realizado em parceria com a Universidade do Contestado, Prefeitura de Canoinhas e do Cedup Vidal Ramos.

Informações adicionais para a imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas
E-mail: comunicacao@cni.adr.sc.gov.br / sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br
Fone: (47) 3627-4021 / 98802-2391
Site: sc.gov.br/regionais/canoinhas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support