Agência de Notícias SECOM

Fapesc e Acafe vão investir R$ 3,9 milhões nos grupos de pesquisas 

Lançamento do edital para grupos de pesquisas da Acafe, durante posse da reitora Luciane Bisognin Ceretta

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) vão investir R$ 3,9 milhões nos grupos de pesquisa de nove Instituições de Ensino Superior (IES). 

O Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio aos Grupos de Pesquisa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) foi lançado na terça-feira, 13 de dezembro, durante a posse da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e do reitor da Uniplac, Kaio Henrique Coelho do Amarante, para os cargos de presidente e vice, respectivamente, da associação. 

O objetivo é apoiar propostas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação de pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa certificados pelas IES associadas à Acafe, contribuindo para o fortalecimento da pesquisa nestas instituições e para o desenvolvimento econômico sustentável e melhoria da qualidade de vida dos catarinenses.

Primeiro, as IES já podem lançar editais internos para submissão, avaliação, classificação e seleção das pré-propostas de projeto de pesquisa, permitindo a ampla participação e isonomia. Posteriormente, as propostas selecionadas precisam ser submetidas na plataforma da Fapesc, entre 3 e 17 de abril de 2023. 

São as seguintes IES que fazem parte da chamada pública: Unesc, Uniarp, Unibave, Unidavi, Uniplac, Univali, Univille, Unochapecó e Unoesc. 

“É um programa de apoio a grupos de pesquisa com todas as universidades do Estado de Santa Catarina”, explica o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen. “A parceria com a Acafe vai fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de soluções para as demandas da sociedade catarinense. Temos uma expectativa muito positiva desse programa. A capilaridade do sistema Acafe vai permitir termos pesquisas em diversas regiões do estado.”

Clique aqui para ter acesso ao edital 

Programas de internacionalização

Durante a cerimônia de posse da Acafe, a reitora Luciane Bisognin Ceretta e o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, assinaram um Memorando de Entendimento. 

A partir deste documento, serão elaborados ações e programas de internacionalização visando a interação das universidades, centros de inovação, incubadoras de empresas, parques científicos, tecnológicos, e de inovação, organizações e instituições de outros países para criar modelos de gestão, ensino, pesquisa, inovação, cooperação e interação, permitindo sua aplicação nas práticas das instituições de Santa Catarina no enfrentamento de novos desafios regionais, nacionais e mundiais, na formação de talentos, geração de conhecimento e solução de demandas da sociedade.

Este ato é um desdobramento da Missão Japão/Singapura 2022, quando representantes das instituições de ensino catarinense visitaram os países asiáticos. 

“Esta assinatura dá continuidade ao programa de internacionalização de CTI que a Fapesc opera em Santa Catarina e que assinamos com o Sistema Acafe e com todas as universidades comunitárias públicas do estado de Santa Catarina”, explica Holthausen. “A ideia é que a partir dos contatos realizados e das ações visualizadas na missão possamos, através de ações conjuntas, formar novas parcerias, acordos, gerar mobilidades de pesquisadores, estudantes e professores. E também conectar nossos ambientes de inovação, nossos centros de inovação, nossas incubadoras, nossos grupos de pesquisa das universidades juntos com esses ecossistemas maduros e gerar parcerias para a inovação, novas patentes e pesquisas conjuntas”, avalia Holthausen. 

Mais informações para a imprensa:

Maurício Frighetto
Assessoria de Imprensa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc
E-mail: mauricio.frighetto@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 99932-4209
Site: www.fapesc.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support