Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Evento no Museu Histórico...

Evento no Museu Histórico de Santa Catarina marca 125 anos da morte de Cruz e Sousa

No próximo dia 19 de março, completam-se 125 anos da morte do simbolista João da Cruz e Sousa. Para marcar a data, o Núcleo de Ação Educativa do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), em parceria com o artista JB (João Batista), promoverá uma programação especial no dia 17 de março no Palácio Cruz e Sousa, que abriga os restos mortais do poeta catarinense.

As atividades começam às 14h com mediação na exposição “[Inde]pendências e seus Transbordamentos no Contexto Catarinense”, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Das 15h às 16h haverá exibição do curta-metragem “Alva Paixão” (SC, 1995, Ficção, Cor, 35mm, 18’), seguido de debate com a diretora do curta Maria Emília de Azevedo e declamação de poemas com JB.

A entrada é gratuita e limitada à capacidade do espaço que é para 30 pessoas.

Sinopse do filme

João da Cruz e Sousa, tísico e cansado, envelhecido precocemente, diante de Nestor Vítor remete-se a lembranças. As recordações são marcadas pelo dilema entre o equilíbrio que representa o alvo e a paixão soprada da África. O flashback interrompe em contraponto ao denso desabafo do poeta. Sentindo a morte, João confia ao amigo simbolista os últimos sonetos produzidos, que seriam publicados postumamente em Paris.

  • O quê: Evento 125 anos de morte de João da Cruz e Sousa
  • Quando: 17 de março (sexta-feira), às 14h
  • Local: Museu Histórico de Santa Catarina – No Palácio Cruz e Sousa
  • Praça XV de novembro – Centro – Florianópolis
  • Entrada gratuita
  • Número de vagas: 30 pessoas

Informações adicionais para imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FCC

Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura (FCC) E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br Telefone: 48 3664 2571 / 2572 Site: cultura.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support