Agência de Notícias SECOM

Evento com Estado e entidades discute o futuro do ecossistema de tecnologia catarinense

O futuro do ecossistema catarinense foi o tema do SC Inovação realizado na noite desta quinta-feira, 23, na sede da Associação Catarinense de Tecnlogia (Acate), em Florianópolis. A programação incluiu “talk” com representantes de setores que fomentam e atuam no setor de inovação: academia, governo do Estado, indústria e sociedade civil organizada.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, participou do evento. “A criação desta secretaria por parte do governador Jorginho Mello abre um novo horizonte para todo ecossistema, para toda a comunidade que vive o setor de ciência, tecnologia e inovação. Um evento como este é mais uma oportunidade para discutirmos perspectivas, oportunidades e políticas públicas que irão fomentar o desenvolvimento econômico a partir da inovação”, opinou o secretário.

O novo secretário de Estado de Planejamento, Edgard Usuy, também contribuiu para enriquecer o debate. “Não há como pensarmos em planejamento sem incluir tecnologia. Os centros de inovação, por exemplo, são uma característica muito específica do nosso estado. Vamos unir esta capilaridade que já existe com os centros junto com a estrutura do ecossistema de inovação do setor privado, e pensar em um crescimento ainda maior para Santa Catarina no cenário nacional e internacional”, projetou Usuy.

:: Mais fotos no álbum

Fábio Wagner Pinto, presidente da Fapesc, falou sobre os programas direcionados aos empreendedores e sobre a importância de buscar a conexão com os interesses do estado. “Através de editais podemos gerar oportunidades para pequenas empresas, empreendedores iniciantes, e assim promover o desenvolvimento econômico e das pessoas. A Fapesc, junto ao governo do estado, quer fomentar o empreendedorismo e criar ambientes atraentes para estimular e reter talentos”, destacou.

O SC Inovação também promoveu um painel mediado por Betina Giehl Zanetti Ramos, com a participação de Marcelo Fett; do presidente da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Jair Miotto; do chefe de gabinete do reitor da UFSC, Bernardo Meyer; do diretor de Inovação e Competitividade da Fiesc, José Eduardo Fiates; do diretor técnico do Sebrae SC, Luc Pinheiro; do superintendente Geral da Fundação CERTI, Erich Muschellack, e do vice-presidente de Relacionamento da Acate, Diego Ramos.

“Foi um momento para conectar entidades que fomentam o ecossistema de tecnologia em Santa Catarina e debater o que será preciso avançarmos para acelerar ainda mais o desenvolvimento do setor, que é gerador de emprego e renda para o Estado. É imprescindível que entidades que hoje promovem a capacitação de empresas e talentos e que incentivam a pesquisa e inovação se unam para falar sobre futuro”, afirmou Iomani Engelmann, presidente da Acate.

O evento também oportunizou a troca de ideias e realização de networking com empreendedores do setor de tecnologia.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support