Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Estudantes de Balneário Piçarras...

Estudantes de Balneário Piçarras participam de visita guiada na Estação de Tratamento de Esgoto

Foto: Divulgação / Casan

Alunos do quinto ano do Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF), de Balneário Piçarras, vão conhecer o funcionamento da Estação de Tratamento Esgoto construída pela Casan no Bairro Santo Antônio. As visitas serão realizadas nos dias 3 e 4 de julho, como parte do Projeto Socioambiental que a Companhia desenvolve na cidade em conjunto com a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário.

A visita vai complementar atividades já desenvolvidas em sala de aula, quando as turmas aprendeu sobre saneamento básico de forma lúdica e interativa. Um total de 119 estudantes serão guiados pela equipe técnica da Casan e da empresa Econsult, recebendo conhecimento sobre o funcionamento da moderna estação.

“Vamos detalhar como a ETE funciona, explicando como essa unidade transforma o esgoto em efluente tratado que pode voltar ao ambiente. Vamos também falar sobre a depuração em processo terciário, o mais completo”, destaca o engenheiro sanitarista e ambiental, especialista em Gestão de Sistemas de Esgotamento Sanitário e Sistemas de Abastecimento de Água, Everson da Silva Antunes.

Totalmente automatizada, a ETE pode ser operada de forma remota e tem capacidade para tratar até 110 litros por segundo de esgoto – o equivalente a 9,5 milhões de litros/dia.

A ETE garante elevado padrão de qualidade do efluente tratado, removendo fósforo e nitrogênio, além da matéria orgânica.  O processo ainda garante desinfecção por ultravioleta. O efluente final tratado é devolvido a um dos principais canais naturais da cidade, o Rio Piçarras, contribuindo com a balneabilidade das praias da região.

O Projeto Socioambiental é desenvolvido pela Casan em municípios que estão recebendo obras de esgoto. Em Balneário Piçarras, as obras de ampliação do sistema estão sendo executadas nas bacias 5 e 6, concentradas entre as Ruas 1.550 e 2.450 (sentido Norte).

INFORMAÇÕES ON-LINE

Para receber semanalmente as informações sobre o andamento e as atividades que envolvem a obra no município de Balneário Piçarras, os usuários e residentes poderão cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos ao final de toda semana. Para a adesão basta clicar no link disponibilizado, cadastrar o e-mail, nome e telefone. Link: https://forms.gle/4CAjGJL9zZbK3gmL9

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support