Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Estudante catarinense vence em...

Estudante catarinense vence em 1º lugar, pela Região Sul, prêmio nacional de poesia do FNDE

A estudante catarinense Gabriele Michele Carvalho dos Santos, de apenas 13 anos, venceu em 1º lugar, pela Região Sul, o concurso de poesias ”Brasil 200 Anos de Independência: Lendo nossa história, escrevendo nosso futuro” promovido pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Aluna do 8º ano da Escola Estadual São João Batista, no município de Capivari de Baixo, no Sul do estado, Gabriele esteve na manhã desta terça-feira, 16, na sede da Secretaria de Articulação, em Brasilia, acompanhada da mãe Jaciara Carvalho dos Santos de Oliveira e da professora Fabíola Cechinel. Na quinta-feira, 18, elas irão participar da solenidade de premiação no FNDE.

“Somos um estado diferenciado e na educação somos destaque com excelentes professores. É um grande orgulho para Santa Catarina ver os seus estudantes selecionados em uma premiação nacional”, destaca a secretária de Articulação Vânia Franco.

Gabriele participou com estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano) das redes públicas de todo o país, que selecionou as 10 melhores poesias sobre o tema – duas de cada região.

Os primeiros colocados de cada região vão levar uma premiação em dinheiro (R$13 mil) e terão suas poesias impressas nas quartas capas dos livros didáticos do PNLD 2024. “Vou guardar o dinheiro do prêmio para a faculdade”, conta Gabriele.

A comissão avaliadora do concurso levou em conta cinco critérios para selecionar as melhores poesias de cada região: Criatividade, Contextualização, Harmonia Estética (ritmo, rima, métrica), Autenticidade e Expressividade.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support