Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Estado e Facisc assinam...

Estado e Facisc assinam convênio de R$ 1,4 milhão para desenvolvimento de cidades com IDH abaixo da média

sao joaquim idh 20210909 1567350720

Foto: Julio Cavalheiro / Arquivo / Secom

Impulsionar o desenvolvimento em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano é o objetivo do Termo de Fomento assinado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). O documento assinado nesta quarta-feira, 29, abre portas para a implementação de políticas de desenvolvimento socioeconômico em municípios com IDH abaixo da média e que compõem o programa Gente Catarina, por meio de estratégias inovadoras de geração e transformação de riquezas nas regiões selecionadas.

“As cidades com baixo IDH são as que mais precisam de apoio para se desenvolver e a assinatura deste Termo de Fomento significa a cooperação mútua entre o Governo de Santa Catarina e a Facisc para integrar ações em prol do desenvolvimento igualitário nas regiões de Santa Catarina. É o trabalho a quatro mãos para elevar as oportunidades e a competitividade no estado”, avalia o governador Carlos Moisés.

Para o secretário interino da SDE, Jairo Sartoretto, o convênio representa um grande avanço para as cidades catarinenses. “Este Termo de Fomento no valor de R$ 1.438.640,00 representa um grande avanço nas políticas públicas conjuntas com foco no desenvolvimento das cidades que mais precisam de apoio do Estado, resultarão em mais oportunidades para as famílias e o fortalecimento dos municípios mais carentes em relação ao IDH”, avalia Sartoretto.

O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, destaca que o trabalho será realizado pela metodologia DEL, desenvolvida pela Federação desde 2011 e pretende aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos moradores da cidade. “É um trabalho que vem sendo construído há muito tempo, não tem cunho político e procura destacar e fortalecer municípios com vários potenciais, e que precisam ter uma orientação, uma metodologia para trabalhar suas riquezas”, evidencia Alves.

Frentes de atuação

O coordenador do programa Gente Catarina, o tenente-coronel Frederick Rambusch, destaca que “esta parceria com a Facisc será fundamental para integrar as ações já existentes e além disso, trazer dos municípios as demandas de cada um deles para serem trabalhadas dentro de cada realidade”.

O convênio realizado pela Diretoria de Desenvolvimento Territorial contempla, nesta primeira etapa, 21 municípios conforme explica o diretor da pasta, Thobias Furlanetti. “Na prática vamos fazer um trabalho específico de articulação junto à participação regional nas decisões para projetos de desenvolvimento social local. Fortalecimento das empresas, das comunidades e da governança, são estes três eixos focais que vamos trabalhar junto com a sociedade, empresas e também a universidade”, ressalta.

Na próxima segunda-feira, 4, ocorre a primeira reunião de trabalho do núcleo gestor do projeto com a participação da Facisc e da SDE para planejamento das estratégias.

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: jornalistamonicafoltran@gmail.com
Site: www.sde.sc.gov.br

 

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support