Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola de Ituporanga inicia...

Escola de Ituporanga inicia programa como vencedora do Prêmio Nacional Gestão Escolar

A Escola de Ensino Fundamental Mont’Alverne, de Ituporanga, vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2017, começou nesta quinta-feira, 14, um programa pedagógico com duração de um ano, em parceria com a Fundação Roberto Marinho – do Rio de Janeiro, outorgadora da premiação. O programa inclui  ações educativas, didático-pedagógicas e culturais envolvendo gestores, professores, alunos e pais de alunos, abordando temas variados como tecnologia, prazer da leitura, artes e produção audiovisual.

Entusiasta de uma gestão engajada e democrática, a diretora Viviane Bennert garante que com a parceria serão implementadas ações incentivando a participação de pais e/ou responsáveis nas atividades e decisões de alunos e professores no dia a dia da escola, em uma gestão participativa. “Temos aqui uma escola aberta ao diálogo, voltada à inclusão social e o programa que está sendo implementado na aprendizagem dos estudantes resulta nos bons índices de aprovação, de assiduidade e nas avaliações externas e que, comprovadamente, melhoram o ensino na escola”, comemora a diretora, após assinar o termo de compromisso entre a escola que dirige e a Fundação Roberto Marinho.

Para a gerente regional de Educação, professora Cátia Brasil,  professor que incentiva a participação da comunidade nas escolas faz a diferença no ensino da rede estadual de ensino. Cátia Brasil diz que o prêmio nacional incentiva educadores a implementar tal gestão participativa em outras unidades escolares, com resultados positivos e alentadores, tornando os alunos protagonistas de suas vidas escolares, em família e mesmo na comunidade.

Maria Pereira da Silva, mãe da aluna Alessandra – do 1º ano do Ensino Fundamental na Mont”Alverne – acha-se gratificada pela filha estar participando de programa nacional que insere mudanças para melhorar o ensino, estimulando alunos e pais de alunos a participar mais ativamente da vida escolar. A aluna Caroline Ferreira, do 9º ano do Ensino Fundamental, diz se sentir estimulada a participar mais ativamente da vida escolar, com técnicas pedagógicas inovadoras, o que acaba com a mesmice das aulas de antes do programa implementado com a Fundação Roberto Marinho. Ela mesma espera poder render mais nos estudos e estar mais preparada vida afora.

O Prêmio Gestão Escolar desde 1998 é tocado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceria com o MEC e o FNDE. Na 16ª edição contemplou projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública brasileira. Adriana Trindade, representante da fundação premiadora, diz que a entidade elegeu o trabalho da Escola Estadual Mont´Alverne, como o grande vencedor nacional como forma de estimular a melhoria da gestão escolar, reconhecendo boas práticas que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias e inspirando a prática de um ensino público de qualidade.

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336 
sc.gov.br/regionais/riodosul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support