Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Escola de Educação Básica...

Escola de Educação Básica Jerônimo Coelho de Laguna presta homenagem a seu primeiro diretor

Na última semana, aconteceu na EEB Jerônimo Coelho, em Laguna o lançamento do livro “Pofessor Areão: experiências de um bandeirante paulista do ensino em Santa Catarina (1912 – 1950)”. A obra foi organizada pela historiadora de Educação e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Dra. Gladys Mary Teive.

 

O evento integra o conjunto de atividades desenvolvidas por meio do projeto “Ecos de memória da cultura escolar por múltiplas Linguagens” – em parceria com o subprojeto do Programa Insitucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/UDESC e Programas de Pesquisa e Extensão do Centro de Educação a Distância (CEAD) e FAED/UDESC. Fundada em 1912, a EEBJerônimo Coelho foi a terceira escola da rede estadual a ser construída no Estado, e faz parte do patrimônio histórico do município de Laguna.

A instituição também homenageou a ex-diretora, Hilda Soares Bicca, hoje com 86 anos. Foram 20 anos a frente da administração do educandário, que por meio de seu trabalho tornou a instituição uma referência em educação para Laguna e região.

A escola atende a 180 alunos diariamente. “São 104 anos de história e memória, contadas e preservadas na vida de todos aqueles que por esses corredores um dia deixaram suas marcas: diretores, professores, alunos e famílias. Somos parte importante na história da educação catarinense, e contribuímos significativamente para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região”, destacou a diretora, Josiane Julião.

Segundo a professora coordenadora do projeto, “Ecos de memória da cultura escolar por múltiplas Linguagens”, Sandra Corrêa, o projeto tem por objetivo preservar a memória da escola, lutando pela manutenção de sua identidade institucional como patrimônio histórico. Por meio do projeto, é proporcionado aos educandos a oportunidade de mantermos um grupo de canto e coral na escola, formado por alunos dos 3º, 4º e 6º anos, do ensino fundamental.

Sob a regência da professora Maria da Graça Ribeiro o grupo faz interpretações de canto, dança e poesia como: a canção “Brisa” com a participação de todo o coral, também o épico ocorrido em nossa cidade, que através da dança retrata o romance entre Giusepe Garibaldi e a guerreira Anita, com “Anita – amor e guerra”, pelos alunos Raí Nunes Bernadino e Julia Lapaz Machado. Ainda como atrações neste dia tivemos o texto “Reverência”, declamado pelos alunos dos 3º e 4º anos e o poema “Mar Português”, de Fernando Pessoa, por Raí Nunes Bernadino, homenageando a cidade de Laguna, último ponto das terras portuguesas no sul do Brasil delimitadas pelo Tratado de Tordesilhas.

O evento foi prestigiado por ex-diretores, ex-professores e ex-alunos, autoridades locais, membros da gerência de Educação e toda a comunidade escolar.

Informações sobre o livro:

João dos Santos Areão, foi o primeiro diretor da escola, e dedicou de sua vida profissional 9 anos à direção da instituição.

Em 12 de julho de 1912, a convite do então Inspetor Geral do Ensino de SC – Orestes Guimarães, assumiu o cargo de diretor da escola. Na época de sua fundação, a escola era denominada de “G.E. Jerônimo Coelho”.,

O colégio é fruto de uma reforma que veio para modernizar a instrução pública em nosso Estado, trazendo um novo formato escolar – a escola primária graduada, como instituição de excelência para a formação dos cidadãos e cidadãs responsáveis por consolidar a República brasileira.

A EEB Jerônimo Coelho, foi o terceiro grupo escolar de um conjunto de 07, criados entre os anos de 1911 e 1918, nas consideradas principais cidades.

{article Fabrícia Silveira Carneiro – ADR Laguna – Assinatura}{text}{/article}