Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Epagri e Sebrae lançam...

Epagri e Sebrae lançam dois livros sobre o mel de melato da bracatinga 

Os pesquisadores Everton Vieira e Denilson Dortzbach são os organizadores do livro técnico sobre a Indicação Geográfica

Na quarta-feira, 25, a Epagri e o Sebrae/SC vão lançar dois livros sobre o Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul-Brasileiro. O evento será no Centro de Treinamento da Epagri em Campos Novos, às 16h30, com a presença de lideranças do setor produtivo e de autoridades.

Um dos livros apresenta o trabalho técnico que levou o produto a receber a Indicação Geográfica (IG) na modalidade Denominação de Origem. O outro conta a história da produção deste mel na região. 

Diferencial do mel

O mel de melato da bracatinga é um produto típico do Planalto Sul-Brasileiro. A região abrange 134 municípios dos três estados do Sul (PR, SC e RS). O mel é  obtido a partir das excreções de cochonilhas, insetos colonizadores de caules da árvore bracatinga. As abelhas coletam essas excreções, chamadas de melato, para então produzir o mel, que apresenta uma coloração mais escura se comparado com o de origem floral.

O mel de melato da bracatinga apresenta uma coloração mais escura se comparado com o mel de origem floral (Foto: divulgação/Epagri)

O pesquisador da Epagri/Ciram Everton Vieira explica que não se encontra esse mel em nenhum outro lugar do mundo com as mesmas características. Foram esses fatores que levaram o produto a receber do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a Indicação Geográfica em 2021.

De acordo o pesquisador e gerente do Departamento estadual de planejamento da Epagri, Denilson Dortzbach, o registro de uma IG é conferido a produtos que são característicos do seu local de origem. “São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais, como solo, vegetação e clima, como é o caso do mel de melato da bracatinga”, diz ele.

Indicação geográfica

O livro Indicação Geográfica Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul-Brasileiro mostra o trabalho técnico coordenado pela Epagri para a obtenção do registro de IG. A obra foi organizada pelos pesquisadores da Epagri Everton Vieira e Denilson Dortzbach e tem como autores técnicos da Empresa, professores da UFSC e consultores do Sebrae/SC.

O conteúdo se distribui em 175  páginas e 12 capítulos. Eles trazem informações da região como o clima, a paisagem natural e a ocorrência da cochonilha em associação com as abelhas. A obra também traz dados sobre a atividade apícola na região e sobre todo a organização para obter o registro de IG . 

História e cultura

O livro Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul-Brasileiro: História e Cultura aborda a história da produção do mel na região, a organização da cadeia produtiva do mel de melato da bracatinga  e as perspectivas futuras para este produto diferenciado. As autoras são as historiadoras Paola Beatriz May Rebollar e Christina Baumgartem. 

Para obtenção do selo de Denominação de Origem, bem como para elaboração dos livros, a Epagri, o Sebrae/SC e as associações de apicultores da Região Sul do Brasil trabalharam em parceria com o setor produtivo e com diversas instituições.

Serviço

  • O que: lançamento de livros sobre o Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul-Brasileiro
  • Quando: quarta-feira, 25 de setembro, às 16h30min
  • Onde: Centro de Treinamento da Epagri em Campos –   BR 282, Km 342,S/N –  Bairro Trevo, Campos Novos – SC
  • Mais informações e entrevistas: Everton Vieira, pesquisador da Epagri/Ciram

Informações para a imprensa: 
Isabela Schwengber
Assessora de Imprensa da Epagri
(48) 3665-5407/99161-9596

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support