Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Epagri e prefeitura de...

Epagri e prefeitura de São Joaquim se unem para ampliar o monitoramento agrometeorológico no município

O presidente da Epagri Dirceu Leite assinou o contrato na abertura da 24ª Festa Nacional da Maçã (Foto: Roberto Zacarias/Secom)

Uma parceria entre a Epagri e a prefeitura de São Joaquim vai permitir a ampliação do monitoramento agrometeorológico daquele município. Por meio de um contrato de prestação de serviços, a Epagri vai incluir os dados de três estações meteorológicas da prefeitura no Agroconnect. A assinatura do contrato foi na abertura da 24ª Festa Nacional da Maçã, dia 6 de setembro, em São Joaquim.

O  Agroconnect é uma plataforma acessível via Web de forma gratuita pela população, com informações agrometeorológicas voltadas ao setor agrícola. A divulgação nesse portal segue padrões rígidos de monitoramento recomendados pela Organização Mundial de Meteorologia. O Agroconnect é mantido pela  Epagri/Ciram, órgão oficial responsável pelo monitoramento do tempo e do clima em Santa Catarina.

O evento contou com a presença do governador Jorginho Mello, do prefeito Giovani Nunes, do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto e do presidente da Epagri Dirceu Leite. Participaram também a presidente da Cidasc Celles de Mattos e o vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Antônio Marcos Pagani de Souza.

Maior conhecimento do clima em SC

Esta é a primeira vez que a Epagri disponibiliza dados de estações meteorológicas que não sejam mantidas pela própria Empresa. De acordo com o presidente da Epagri, Dirceu Leite, essa parceria atende uma demanda do Governo do Estado de monitorar os pontos mais frios do Estado.  Atualmente, a Epagri conta com 10 estações em São Joaquim. 

“Quanto mais pontos monitorados, mais vamos conhecer as características climáticas de Santa Catarina e permitir intervenções do setor público em casos de previsão de  eventos climáticos, por exemplo. Esta parceria é inédita e com certeza servirá de exemplo para outras, com novos parceiros”, ressalta Dirceu.

O governador Jorginho Mello comemorou a assinatura do contrato junto às demais autoridades (Foto: Roberto Zacarias/Secom)

Santa Catarina é referência no país pela quantidade e qualidade das informações ambientais geradas. Conforme o gerente da Epagri/Ciram, Luis Hamilton Garbossa a rede de monitoramento no Estado registra variáveis como temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, umidade e temperatura do solo, precipitação (chuva), a umidade da folha e a radiação solar.

Esses dados geram informações sobre as condições do tempo e do mar, permitem a divulgação de avisos e alertas de situações adversas para a cidade e o campo, além de oferecer uma série de produtos para a agricultura. Isso auxilia o agricultor na tomada de decisão e no planejamento de práticas agrícolas, entre outras atividades.

Ao todo chegam diariamente nos servidores da Epagri mais de 90 mil  registros dessas variáveis ambientais, que estão disponíveis para a população catarinense e usadas no planejamento de diversas áreas no Agroconnect, no endereço http://ciram.epagri.sc.gov.br.

Mais informações e entrevistas: 

Luis Hamilton Garbossa, pesquisador e gerente da Epagri/Ciram, fone: (48) 3665-5006

Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri, fones: (48) 3665-5407/99161-9596

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support