Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Epagri de Presidente Getúlio...

Epagri de Presidente Getúlio apresenta planejamento para 2018 com foco em bovinocultura e piscicultura

Foto: Helena Marquardt/ADR Ibirama

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Presidente Getúlio apresentou na tarde desta sexta-feira, 16, na Câmara de Vereadores, o balanço de atividades realizadas em 2017 e o planejamento para 2018 que vai contemplar acompanhamento e capacitações em novas atividades. Entre os presentes estavam agricultores, lideranças e entidades ligadas à agricultura.

O médico veterinário Alexandro Kolling, explica que um dos focos da equipe neste ano é atuar para o desenvolvimento da bovinocultura. “Presidente Getúlio é o maior produtor de leite do Alto Vale do Itajaí e sabemos que a produção e qualidade do produto ainda pode ser melhorada”, disse.

Já na área de piscicultura o objetivo é elaborar um diagnóstico e acompanhar todo o sistema produtivo, além de oferecer capacitações em qualidade da água e nutrição e processamento de peixes. Uma viagem técnica também está prevista. “Escolhemos trabalhar mais com a piscicultura porque a cidade possui uma associação organizada e que tem necessidade de um atendimento técnico”, completou Alexandro.

O veterinário afirmou ainda que a produção de plantas bioativas e horticultura também receberão atenção da Epagri em 2018. Além das novas atividades, a equipe vai continuar o trabalho desenvolvido com hortas e compostagem em escolas e para o controle de borrachudo e implantação de mata ciliar.

No encontro, os técnicos também ressaltaram a importância da participação das entidades ligadas a agricultura como sindicados e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). “Apesar de sermos uma equipe muito boa temos limitações e com esses grupos organizados conseguimos dinamizar o trabalho e construir com eles o conhecimento e atender as demandas”.

A gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Edna Beltrame Gesser, participou do encontro e parabenizou a equipe da Epagri pelo excelente trabalho desenvolvido no município e falou da importância da união para o desenvolvimento da agricultura. “A Epagri é uma grande parceira na execução dos programas e políticas públicas oferecidas pelo Governo de Santa Catarina através da ADR, o que possibilita que cada vez mais famílias sejam beneficias não somente com o aumento da renda mas também com a melhoria da qualidade de vida”, enfatizou.

O presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Presidente Getúlio, Luiz Loch, acredita que reuniões como esta são extremamente importantes. “O produtor rural sempre faz o seu trabalho, mas se ele recebe assistência é um incentivo a mais e a Epagri tem um trabalho bem diversificado repassando sempre as informações que o agricultor precisa”, opinou.

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support