Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Força-tarefa da Celesc contou...

Força-tarefa da Celesc contou com 110 profissionais no restabelecimento de energia após passagem de tornado

Uma grande força-tarefa formada por 110 profissionais, entre técnicos e eletricistas, engenheiros e assessores, concluiu ainda na tarde do dia 22, a recomposição do sistema elétrico da Celesc, atingido por tornado e por ventos fortes em Xanxerê e Ponte Serrada.

A última etapa do processo que demandou 48 horas ininterruptas de trabalho foi a religação do segundo circuito da linha de transmissão que liga a Subestação Seara à Subestação Xanxerê, às 15h45min, restabelecendo o sistema elétrico em toda região.

Xanxerê. Foto: Celesc

>>> Acesse a galeria de fotos

Com a força dos ventos, 15 estruturas de média e alta tensão, pertencentes a cinco linhas de transmissão, foram derrubadas no entorno de Xanxerê, provocando interrupção no fornecimento de energia elétrica para 29 cidades atendidas pela Celesc.

Gradativamente, o fornecimento foi sendo restabelecido desde a noite da segunda-feira e, 26h após o incidente, na tarde seguinte, 97,5% do sistema estava energizado novamente por meio de manobras técnicas em circuitos principais ou alternativos: “A energia é fundamental no nosso cotidiano, ainda mais após catástrofes como essa, em que é preciso atender demandas específicas da população atingida, já fragilizada pelas perdas e danos”, afirma o presidente da Celesc, Cleverson Siewert.

Na região de Ponte Serrada, foram atingidos 30 transformadores e 65 postes, dos quais 15 ficaram totalmente destruídos. Segundo Siewert, os danos ali não foram maiores porque, no momento em que o fenômeno atingiu Ponte Serrada, boa parte da rede já estava desligada devido ao ocorrido em Xanxerê.

Participaram do esforço conjunto, equipes oriundas das Agências Regionais Celesc de Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Blumenau, Lages e Florianópolis, com o apoio de profissionais de empresas contratadas (ECE e Eletrowatt) e da Eletrosul: “É preciso registrar o empenho de todos nessa empreitada solidária e agradecer ainda a grande ajuda de outros parceiros, como Defesa Civil, polícias Civil e Militar, prefeituras e da própria imprensa”, enfatiza Siewert, que acompanhou pessoalmente, com o governador Raimundo Colombo, o andamento dos trabalhos durante a terça-feira, dia 21.

Após a catástrofe, 159 mil unidades consumidoras da Celesc ficaram sem energia nos municípios de Ipuaçú, Guatambú, Nova Itaberaba, Chapecó, Cordilheira Alta, Abelardo Luz, Coronel Freitas, Bom Jesus, Ouro Verde, São Domingos, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Concórdia, Lindóia do Sul, Alto Bela Vista, Ponte Serrada, Ipumirim, Passos Maia, Xavantina, Vargeão, Faxinal dos Guedes, Peritiba, Seara, Arabutã, Presidente Castelo Branco, Jaborá, Itá, Arvoredo e Paial*.

*Os serviços de distribuição de energia na cidade de Xanxerê são prestados, conforme concessão federal, pela Iguaçu Energia.

Informações adicionais para a imprensa
Vânia Mattozo
Assessoria de Imprensa 
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc 
E-mail: vaniaam@celesc.com.br e comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support