Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Empossados os novos conselheiros...

Empossados os novos conselheiros do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina  

Foram empossados nesta terça-feira, 28, os novos conselheiros do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI/SC) para a gestão 2023/2024. Ao todo são 44 conselheiros, entre titulares e suplentes, representando órgãos governamentais e também a sociedade civil que pela primeira vez teve seus representantes eleitos de forma democrática.

O evento foi realizado na Secretaria de Estado da Assistência Social Mulher e Família e de forma on-line, e contou com a presença da secretária da SAS, Alice Kuerten, que falou sobre o Fundo Estadual do Idoso que hoje dispõe de R$ 59 milhões.  “O Fundo está à nossa disposição e nosso propósito como Secretaria é elaborar editais neste ano, podendo beneficiar muitas instituições e atender os nossos idosos”, disse.

O Conselho Estadual do Idoso é um órgão colegiado, de caráter permanente, consultivo, deliberativo e fiscalizador.  Ele está vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família e tem por finalidade exercer o controle social sobre a Política Estadual do Idoso, nas ações de promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa.

Primeira eleição democrática para representantes da sociedade civil

A Lei Estadual n° 18.398, modificou a forma de composição do conselho, e esta é a primeira posse de conselheiros representantes da sociedade civil eleitos num processo de democracia participativa. Antes as entidades que teriam assento no Conselho eram determinadas e agora isso é feito pelo Fórum da Sociedade Civil.

Logo após a posse também foi realizada a eleição da diretoria do CEI para a nova gestão que terá como presidente a representante da SAS, Sabrina Mores e como vice-presidente e representante da Acafe, Fábio Marcelo Matos.

Texto: Helena Marquardt
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support