Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Em São Joaquim, Jorginho...

Em São Joaquim, Jorginho Mello anuncia medida que vai facilitar exportação da maçã catarinense

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

O Governo do Estado levou boas notícias em benefício dos agricultores da Serra catarinense, durante a 24ª Festa Nacional da Maçã. O governador Jorginho Mello anunciou na abertura do evento, na noite de sexta-feira, 6, que o Estado conquistou a autorização da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para que as maçãs frescas para exportação sejam inspecionadas e certificadas na origem, no polo produtivo de São Joaquim e Fraiburgo, sem ter que passar pelo Rio Grande do Sul.

Também assinou o contrato com a prefeitura que permite à Epagri ampliar o monitoramento agrometeorológico do município e participou do lançamento de dois livros que exaltam a Maçã Fuji da região de São Joaquim.

Após interlocução do governador ao Mapa, a Secretaria de Defesa Agropecuária assegurou por despacho que, já na próxima safra (2025), o Ministério enviará seus profissionais para a região de São Joaquim e para Fraiburgo para fazerem a inspeção e certificação das maçãs em Santa Catarina. “A certificação da maçã em Santa Catarina é algo que a população merecia há muito tempo. SC é o estado que produz a melhor maçã do Brasil e até então não podia fazer a certificação da fruta onde ela é produzida”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

A Associação Brasileira dos Produtores de Maçã busca há muito tempo fazer a certificação e inspeção das maçãs em Santa Catarina para exportação. Atualmente, os produtores precisam enviar a fruta para o Rio Grande do Sul para o Mapa inspecionar a carga e certificar. De lá a maçã é enviada para os portos para serem exportadas.

Logística mais eficiente

A Cidasc faz a sanidade dos pomares de maçãs e entendeu a necessidade de defender essa autorização de competência da União, junto com entidades ligadas ao setor. “A Cidasc levou esse pleito ao governador e ao Mapa. Essa decisão desonera e muito a questão logística da produção, aumenta a vida útil do produto e portanto o valor comercial dele. Essa era a maior demanda que havia na área da Cidasc na região de São Joaquim e Fraiburgo”, destacou a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, ressaltou a importância de todos os esforços no campo para fortalecer o setor. “Todo o potencial produtivo da maçã é resultado do trabalho dos nossos agricultores, técnicos e das políticas públicas que levam a maçã para além das fronteiras. Somos campeões nacional na produção da maçã, uma das grandes forças da nossa fruticultura”, afirmou Colatto.

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Ampliação do monitoramento agrometeorológico na Serra

O contrato de prestação de serviços entre a Epagri e a prefeitura de São Joaquim vai permitir que a Epagri/Ciram receba dados de três estações meteorológicas da prefeitura e as disponibilize no Agroconnect. O Agroconnect é uma plataforma gratuita, acessível pela população via Web, com informações agrometeorológicas voltadas ao setor agrícola.

De acordo com o presidente da Epagri Dirceu Leite, essa parceria atende uma demanda do governador Jorginho Mello de monitorar os pontos mais frios do estado. Atualmente, a Epagri conta com 10 estações em São Joaquim. “Quanto mais pontos monitorados, mais vamos conhecer as características climáticas de Santa Catarina. Esta parceria é inédita e com certeza servirá de exemplo para outras, com novos parceiros”, ressalta Dirceu.

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Lançamento de livros sobre a maçã Fuji

O evento contou com o lançamento de dois livros consolidados pela parceria entre a Epagri e o Sebrae/SC, exaltando a Maçã Fuji da região de São Joaquim. A fruta, certificada pela Indicação Geográfica na modalidade Denominação de Origem, está agora também fundamentada histórica e culturalmente pela edição dos livros.

Uma das publicações retrata o trabalho técnico coordenado pela Epagri para delimitação da área da Indicação Geográfica. O outro traz a história de como a maçã Fuji chegou e se consolidou como uma importante fonte de trabalho e renda para toda a região de São Joaquim.

Para o vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Antônio Marcos Pagani de Souza, os livros representam a conquista de uma história sobre uma das melhores maçãs do mundo, diferente, e que é somente produzida na Serra Catarinense em áreas acima de 1.200 metros de altitude. “Por isso esse esforço do Sebrae e da Epagri para seguir difundindo a história da fruta para todo o país”, diz ele.

A 24ª Festa da Maçã é realizada de 6 e 8 de setembro, pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de São Joaquim.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAR

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support