Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Infraestrutura
  4. /
  5. Em Laguna, governador assina...

Em Laguna, governador assina autorização para edital da Ponte do Pontal

Um importante passo para a construção da sonhada Ponte do Pontal, em Laguna, foi dado na tarde desta terça-feira, 6. O governador Carlos Moisés autorizou o lançamento do edital de licitação para construir a estrutura, que terá 764 metros de comprimento e 65 metros de altura em seu ponto máximo. Serão quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido, com ciclovia e passarela de pedestres. A obra também incluirá interseções com as vias de acesso já existentes, além de um prolongamento da SC-100. O custo previsto é de R$ 346 milhões.

A partir da assinatura do edital, a previsão para escolha da empresa que fará a construção é de cerca de 3 meses, caso não haja intercorrências jurídicas. Dessa maneira, a definição da vencedora do processo licitatório deve ocorrer entre o fim de fevereiro e o começo de março de 2023.

O governador salientou que esta é mais uma etapa, pois já foram feitos o projeto para a obra, que custou pouco mais de R$ 2 milhões, e a audiência pública para discutir com a comunidade.

“Muitas vezes as coisas não andaram na velocidade que a gente gostaria. Mas estou muito feliz de estar aqui para assinar este edital de licitação. Esta é uma obra de Estado, e não de um Governo. São muitas décadas que a comunidade sonha com esta ponte, que sairá do papel muito em breve”, destacou o governador.

O prefeito de Laguna, Samir Ahmad, conta que a ponte será fundamental para comunidades como a Ponta da Barra e o Farol de Santa Marta. Segundo ele, já são cerca de 10 mil habitantes na região mais ao sul do município – população que se multiplica em mais de três vezes na temporada de verão. Hoje, a travessia entre a região central da cidade e a Ponta da Barra ocorre por meio de um serviço de balsa, que já não comporta o fluxo de veículos.

“Este projeto faz parte de um sonho, que estamos realizando etapa por etapa. Essa obra vai proporcionar não apenas a melhoria dos serviços públicos e do deslocamento da nossa população, mas também vai ajudar no desenvolvimento econômico da nossa cidade, que já tem mais de 50 mil habitantes. Nós vamos dar um salto, por isso o momento é de agradecer”, disse Ahmad.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, destaca que foram muitos percalços durante a realização do projeto executivo, o que atrasou o cronograma. Agora, ele afirma que a obra está pronta para ser realizada com toda a segurança após a escolha da empresa.

“O governador Carlos Moisés foi um entusiasta desta obra desde o início, por saber da sua importância para Laguna e o Sul do estado. Ela fará um novo corredor junto à rodovia Interpraias, na qual também estamos investindo. É um dia muito feliz para nós, do Governo, e também para a comunidade”, diz Vieira.

Moradores celebram

A profissional autônoma Rafaela Pereira de Araújo, 27 anos, mora na Ponta da Barra e utiliza a balsa pelo menos uma vez por semana. Nesta terça-feira, 6, ela aguardou por mais de meia hora até poder embarcar.

“Essa obra é essencial para o desenvolvimento de Laguna. Muitas vezes, nós preferimos ir para outras regiões, como Tubarão e Jaguaruna, para evitar o transtorno que é essa balsa. Demora muito, e o serviço não tem a qualidade que a gente espera”, conta ela.

Já o pescador Rafael Nuernberg, de 42 anos, diz que passa apenas eventualmente pela região, justamente por causa da balsa. Ele mora em Jaguaruna e prefere outros caminhos.

“Principalmente no verão, você fica mais de uma hora esperando a balsa. Quando a ponte estiver pronta, você vai fazer isso em menos de 5 minutos. Não vai desenvolver apenas Laguna, mas Jaguaruna também”, diz o pescador.

O ato em Laguna foi acompanhado pelo deputado estadual eleito Pepê Colaço e por autoridades locais.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support