Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Em Florianópolis, CASAN faz...

Em Florianópolis, CASAN faz instalação de emissário terrestre de esgoto com tecnologia não destrutiva

CASAN executa instalação de emissário terrestre de esgoto com tecnologia não destrutiva no Saco dos Limões

As obras de implantação do emissário terrestre do Sistema Insular de Esgoto de Florianópolis avançam na região do Bairro Saco dos Limões com uma tecnologia que agiliza os trabalhos e reduz o impacto ao trânsito. A CASAN executa o assentamento das tubulações com utilização de método não destrutivo.

Atualmente as obras estão em execução no cruzamento do acesso à Via Expressa Sul (Rodovia Gov. Aderbal Ramos da Silva). Além disso, mais de 70 metros já foram concluídos na travessia da Rua Deputado Antônio Edu Vieira com a Avenida Prefeito Waldemar Vieira.

O método não destrutivo ocorre quando uma tubulação subterrânea é implantada por meio de uma perfuração abaixo de pontos de interferências, que podem ser pistas ou leitos de rio. Como não há a necessidade de abertura de valas, o método não exige a interdição do trânsito nos locais próximos à obra, diminuindo o impacto na rotina da população.

Após a finalização do trecho no cruzamento do acesso à Via Expressa Sul, o assentamento do emissário seguirá no canteiro paralelo da rodovia, ao lado da nova ciclovia, através da escavação e abertura de valas em direção ao túnel Antonieta de Barros.

Outro ponto que prevê o uso da tecnologia não destrutiva é um cruzamento da Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, próximo à UFSC, onde se localiza a outra ponta do emissário. Este trecho de obras compreenderá o trevo da Rua Professora Maria Flora Pausewang até ponto próximo ao Shopping Villa Romana, e tem previsão de início da execução ainda em maio. A CASAN trabalhará nas duas frentes ao mesmo tempo.

Emissário SES Insular

O emissário terrestre receberá o esgoto das redes coletoras instaladas nos bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta e Córrego Grande, encaminhando para depuração na Estação de Tratamento Insular, localizada na cabeceira da ponte Pedro Ivo Campos. A ETE também está passando por obras de ampliação e modernização.

A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular tem investimento de mais de R$160 milhões garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support