Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Em Brasília, Governo do...

Em Brasília, Governo do Estado discute ações de reconstrução de cidades após chuvas

Os secretários de Estado da Articulação Nacional, Vânia Franco, e da Defesa Civil, Armando Schroeder, estiveram no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em Brasília para levar demandas dos municípios catarinenses atingidos pelas fortes chuvas dos últimos meses.

No encontro com o ministro Waldez Góes, os principais assuntos discutidos foram sobre as recentes chuvas que deixaram 21 municípios afetados no Estado. E ainda, desde novembro do ano passado, 80 cidades estão em estado de emergência. Os secretários de Santa Catarina trataram do andamento das propostas que estão em análise na Defesa Civil para ajudar na reconstrução de pontes, ruas e avenidas, e limpeza de municípios. O Ministério vai avaliar os pedidos. Durante a reunião também foi discutida a prevenção de desastres e a segurança hídrica estadual.

O secretário de Estado da Defesa Civil demonstrou preocupação quanto às condições das barragens catarinenses.O responsável pela Secretaria de Segurança Hídrica do Ministério, Leonardo Góes, se comprometeu a enviar técnicos, a partir de um pedido formal de Santa Catarina, para avaliar a situação e, se necessário, pleitear recursos federais para ações de prevenção e segurança. Além disso, representantes da Defesa Civil de SC foram convidados a participar no fim de março de um treinamento para planos de contingência.

A SAN também solicitou olhar especial para a estiagem da região Oeste e que prejudica principalmente os suinocultores e avicultores que costumam ter prejuízos por causa da falta de água.

São João Batista

Nesta quarta-feira, 25, secretária de Articulação Nacional e o secretário da Defesa Civil levaram o prefeito de São João Batista, Pedro Ramos, ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para encontro com o secretário de Proteção Nacional e de Defesa Civil, Wolnei Wolff, e com o diretor de operações da área Paulo Falcão. O objetivo foi pleitear recursos para a reconstrução e reformas de seis pontes que dão acesso à cidade.

A reunião serviu para esclarecer os trâmites burocráticos para a liberação de recursos e a garantia de que técnicos do Ministério irão ao município avaliar a situação.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support