5. Eleitas as prioridades da...

Eleitas as prioridades da Regional de Brusque para 2017

orcamento regionalizado brusque 20160705 1565457354

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Comissão de Finanças e Tributação e da Coordenadoria do Orçamento Estadual, realizou nesta segunda-feira, 4, na Câmara de Vereadores de Brusque a audiência pública do orçamento regionalizado. Prefeitos, vereadores e comunidade dos municípios que compõem a Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque elegeram suas prioridades para 2017.

Foram reconduzidas as três ações do ano passado: reforma e ampliação das escolas EEB João Boos, EEB Osvaldo Reis e Olívia Bastos; implantação da terceira pista na Rodovia Gentil Archer (Brusque – São João Batista); e a abertura e terraplenagem da SC-486, entre – Ourinhos (Botuverá) a Cinema (Vidal Ramos). Elas serão incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano.

Dentro do Plano PluriAnual 2016-2019 (PPA), dois itens semelhantes que versavam sobre a manutenção de escolas foram unidos, incluindo a reforma da EEB Olívia Bastos a prioridade número um. Com a liberação de um item, os presentes votaram e incluíram no lugar um pedido na área da saúde, para a ampliação do Centro Cirúrgico do Hospital Azambuja. Para o secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho, as demandas eleitas nas audiências precisam priorizar o macro, onde cada ação atenda toda a Regional, e não apenas um município. “Desta forma conseguimos priorizar ações que beneficiarão de alguma forma a população de todos os municípios da região”, disse Ristow Filho.

As audiências públicas do orçamento regionalizado são realizadas todos os anos. A constituição estadual estabelece o cumprimento de um calendário específico com o intuito de aproximar a sociedade civil organizada dos poderes públicos constituídos.

O que é Plano PluriAnual?

O PPA define as prioridades do governo por um período de quatro anos, e estabelece ligação entre elas e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Sua vigência começa no segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte. A elaboração é feita pela Secretaria de Estado da Fazenda, por intermédio da Diretoria de Planejamento Orçamentário.

Informações adicionais para a imprensa:
Flavia Cunha
Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque