Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Educadora de Alfredo Wagner...

Educadora de Alfredo Wagner conquista o prêmio Professores do Brasil

A professora Carol Pereira, da EEB Silva Jardim, de Alfredo Wagner, venceu a etapa estadual do prêmio Professores do Brasil, na categoria Ensino Fundamental – anos iniciais (4º e 5º anos), com o trabalho “As aventuras de Eva Schneider”. O prêmio é um a iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o propósito de divulgar e reconhecer trabalhos desenvolvidos pelos professores nas escolas públicas que contribuam para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem em sala de aula.

O prêmio de primeiro lugar foi entregue pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, em solenidade realizada em Florianópolis. A gerente de Educação da ADR Ituporanga, Angelita Goedert Oliveira, acompanhou a professora no evento.

O projeto

O projeto “As aventuras de Eva Schneider” foi criado para ensinar a história do município de Alfredo Wagner de forma envolvente e atraente às crianças, consistindo na criação de material em forma de contos, em que uma menina chamada Eva Schneider é a protagonista.

“Com as histórias vividas por Eva Schneider, pude ensinar conteúdos como ocupação do território, imigração, indígenas de Santa Catarina, mapas, contos populares, escravidão, animais endêmicos, civilizações da antiguidade e criação de gráficos”, conta a professora.

Carol explica que foram produzidos textos em diversos gêneros, como por exemplo, a criação de contos e histórias em quadrinhos utilizando-se de recursos tecnológicos da sala de informática. “A maneira como os contos eram contados era bastante envolvente, e isso fez com que os alunos se interessassem cada vez mais pelas aulas”, destaca a professora.

Os principais objetivos do projeto “As aventuras de Eva Schneider” era criar um material pedagógico diferenciado para ensinar sobre a história de Alfredo Wagner e região, estimular o gosto e o interesse pela leitura, familiarizar os estudantes com os diversos recursos tecnológicos, despertar no aluno o interesse por sua origem e instigar a curiosidade sobre as histórias e cultura locais.

“Esse projeto ultrapassou os muros da escola, pois envolveu as famílias e a sociedade em geral. Com a ajuda da sociedade, das famílias, dos alunos e dos amigos, conseguimos lançar o livro que vem sendo amplamente utilizado também em outras escolas”, explica Carol.

A professora

Carol Pereira é graduanda em História e Sistemas de Informação, licenciatura em Informática, especialista em Práticas Interdisciplinares e mestrado em Educação com Ênfase em Sociedade e Cultura. É autora de dois livros baseados em seus projetos: “Conhecendo Alfredo Wagner” e “As aventuras de Eva Schneider”. Esta foi a terceira vez que a professora conquista o Prêmio Professores do Brasil.

Informações adicionais para a imprensa
Adilson Turnes
Assessoria de imprensa
Agência  de Desenvolvimento Regional de Ituporanga
E-mail: imprensa@iupi.adr.sc.gov.br
Fone: (47) 3533-8722 / 99632-2277
Site: sc.gov.br/regionais/ituporanga

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support