Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Abertura de empresas avança...

Abertura de empresas avança 11% e ano começa positivo para a economia catarinense

 Foto: Gustavo Amorim/SDS

Nem sempre o ano começa depois do Carnaval. Em Santa Catarina, desde janeiro as estatísticas mostram resultados positivos na retomada do crescimento econômico. Dados da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) apontam que o número de empresas criadas cresceu 11% em comparação com a média mensal de janeiro e fevereiro de 2018. O estado também foi o que mais criou vagas de emprego no país, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A retomada da economia catarinense vem se refletindo em uma crescente abertura de novos negócios. Em 2017, surgiram 88.740 empresas. Em 2018, outras 110.601 novas constituições; hoje são aproximadamente 134 mil (entre 2018 e 2019). Grande parte desse resultado positivo se deve ao trabalho desenvolvido pelo Governo de Santa Catarina, com programas coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável. Prodec, Investe SC e o SC Bem Mais Simples, que possibilitará a abertura de empresas em até cinco dias úteis, estão entre eles.

Em janeiro, Santa Catarina foi o estado que mais gerou empregos: 20.157 novas vagas. O resultado foi o maior saldo para o mês da história do indicador, desde 1992. A expectativa é que a criação de oportunidades de trabalho continue positiva nos próximos meses. 

“A diversidade cultural e produtiva, desenvolvimento territorial e humano e um extraordinário potencial de crescimento econômico são características que diferenciam nosso Estado e o colocam, por exemplo, como o segundo mais competitivo do país, já por dois anos consecutivos. Por isso, para nosso orgulho, temos em Santa Catarina os melhores indicadores sociais do Brasil”, avalia o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino.

Na indústria estadual o clima também é de otimismo em relação a 2019. O setor cresce a uma taxa significativamente maior que a da média brasileira. A Sondagem Industrial de janeiro, apresentada pelo Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), mostra que as perspectivas dos empresários para os próximos seis meses são otimistas, com a expectativa de aumento da demanda e quantidade exportada, além do avanço do número de empregados e de investimentos. A alta mais expressiva foi observada na perspectiva da compra de matérias-primas, que aumentou 2,4 pontos e registrou 63,5 pontos em janeiro.

Ranking por municípios 

Conforme levantamento da Jucesc, 13 cidades despontam no ranking com maior número de empresas ativas em 2019. Florianópolis lidera a lista, seguida pelos municípios de Joinville, Blumenau, Itajaí e São José, respectivamente.

Com relação especificamente a cooperativas, a cidade de Chapecó que em números absolutos encontra-se em 7º lugar no ranking de empresas ativas, sobe para 3ª posição.

De 2015 a 2018 (até 30 de setembro), observa-se um número crescente em relação aos anos anteriores, com destaque para os setores de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (com 90.411 constituições acumuladas), indústrias de transformação (com 39.957 constituições acumuladas) e construção (com 35.976 constituições acumuladas).

Oportunidades de crescimento

Para o economista da SDS, Paulo Zoldan, tão importante quanto aumentar o número de empresas é gerar mais oportunidades de crescimento sustentável e ao mesmo tempo retrair a informalidade. Santa Catarina tem a menor taxa de informalidade do país, mas grande parte do crescimento de empresas tem origem no desemprego que castigou os brasileiros nos últimos anos.

 

Informações adicionais à imprensa
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo
Jornalista: Mônica Foltran
E-mail: comunicacao@sds.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665 2261

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support