Economia de Santa Catarina cresce 3,8% em 12 meses e fica acima da média nacional
Santa Catarina consolidou a aceleração da economia no primeiro semestre de 2024 e registrou, mais uma vez, crescimento do PIB acima da média nacional.
A economia catarinense acelerou de 2,6% para 3,8%, enquanto a nacional manteve um crescimento de 2,5%, quando observadas as variações das estimativas dos últimos 12 meses terminados em março e os últimos 12 meses até junho.
O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, SEPLAN, divulgou nesta semana o Boletim Trimestral de Indicadores Econômico-Fiscais de Santa Catarina de setembro.
O boletim reúne as mais recentes estatísticas econômicas oficiais, abrangendo informações sobre o PIB, emprego, balança comercial, produção agrícola e industrial, inflação e câmbio, entre outros indicadores do governo e da economia catarinense.
A estimativa do PIB é elaborada sempre na perspectiva anual, com uma análise dos últimos 12 meses.
O secretário de Planejamento de Santa Catarina, Edgard Usuy, destaca o cenário de aceleração econômica no estado que impulsiona a competitividade e o desenvolvimento socioeconômico do estado:
SONORA
As expectativas para a economia catarinense seguem otimistas, com projeções de crescimento de 3,5% para o estado, superando o desempenho nacional previsto.
A diversificação produtiva e a competitividade de Santa Catarina continuam sendo fatores cruciais para sustentar seu crescimento econômico em cenários adversos.