Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Dubai Port World pode...

Dubai Port World pode investir em Santa Catarina

dubai 20130910 2030699864

Na segunda etapa da missão internacional, depois de encontros com a alta cúpula chinesa da Sinotruk, em Pequim, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, se reuniu nesta terça-feira com dirigentes do Dubai Port World, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O governador foi recebido na sede do grupo pelo diretor de relações governamentais, Buti Al Jumairi, pelo diretor comercial Esam Ahmed e por outros três executivos.

 Durante cerca de uma hora, acompanhado pelos dirigentes, Colombo visitou as instalações do porto, o terceiro em operações do mundo depois dos terminais da China e de Singapura. A temperatura fora do micro-ônibus, utilizado para percorrer os dois terminais, girava em torno dos 40oC.

 O governador apresentou aos dirigentes um diagnóstico sobre os cinco portos – os privados de Itapoã e de Navegantes, o municipal de Itajaí, os estaduais de São Francisco do Sul e de Imbituba, sob gestão do Estado desde dezembro de 2012, e o pesqueiro de Laguna, – e as suas peculiaridades. “Para Santa Catarina, questão portuária é fundamental para a eficiência e a competitividade do Estado. É uma alavanca estratégica para o nosso desenvolvimento”, afirmou.

 Raimundo Colombo disse que existe a possibilidade de a Dubai Port World investir em portos do Estado. “Eles estão interessados, já fizeram estudos para a construção de um porto, ainda preliminares, e avaliam parcerias em outros, como Imbituba”, salientou. O governador destacou que os investimentos em portos são um dos vetores fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e de Santa Catarina.

Fotos: Claudio Thomas/Secom

 O grupo Dubai Port atua em 65 terminais portuários em países de seis continentes, com a movimentação de 56,1 milhões de contêineres. Desde o início de 2013, o grupo despachou 26,6 milhões de contêineres em seus terminais. A previsão é atender 100 milhões de contêineres até 2020, com um crescimento de 40%. O DP é o melhor porto do Oriente Médio há 19 anos consecutivos.

 No Brasil, o DP World administra um terminal no Porto de Santos (SP). Um dos pontos em destaque do grupo em Dubai é a eficiência no recebimento e no embarque das cargas, porque todo o desembaraço fiscal é realizado via online. O aeroporto Al-Maktoum, próximo ao porto, facilita a distribuição de cargas que chegam via marítima. As obras de ampliação, que estão em curso, transformarão o aeroporto no maior terminal de cargas do mundo. O Dubai Port administra ainda o terminal de cargas de Hamriya, que atende navios feitos em madeira e que viajam para o Iraque, Irã e Sumária (África) e o porto de passageiros em Rashid, localizado próximo do Centro de Dubai.

 Depois de conhecer as instalações do maior terminal de recebimento e de exportações de açúcar, importada do Brasil, no Dubai Port World, o governador Raimundo Colombo almoçou com o dono da Al Khaleej Sugar, Jamal al Ghurair, e outros dois diretores da empresa. Além do açúcar, Khaleej também atua no setor da construção civil. O empresário pediu que o governador fizesse uma análise sobre o momento político e empresarial vivido pelo Brasil.

dubai 20130910 2035538346

>>> Leia também: Na China, Raimundo Colombo oficializa instalação da terceira maior montadora de caminhões do mundo em SC

>>> Confira mais imagens em nossa Galeria de Fotos

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

  Baixar áudio

Mais informações:
Claudio Thomas
Diretor de Imprensa do Governo
E-mail: thomas@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 91616455

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support