Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Diretor de Operação da...

Diretor de Operação da CASAN visita ETE João Paulo e destaca cobertura de mais 25 mil habitantes

Fotos: Cid Junkes

Com a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) João Paulo, em dezembro de 2023, Florianópolis contará com uma obra de suma importância para aumentar a cobertura do município. A constatação é do diretor de operação e expansão da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), Pedro Joel Horstmann, que visitou as obras da ETE na manhã desta quarta-feira, 31. Na visita, ele destacou o papel do complexo no cumprimento das metas de tratamento de esgoto na Capital, que deve ter até 90% de cobertura até 2027.

A ETE João Paulo vai atender aos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. No total, serão 7920 unidades atendidas, totalizando 25 mil habitantes e 3,6% de incremento na cobertura. A nova ETE faz parte da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Saco Grande, que tem investimento de R$ 128,8 milhões, com recursos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). A ampliação do SES será de forma gradativa, com conclusão da rede coletora até o final de 2024.

No momento, o foco das obras na ETE está em dois setores. Um deles é o da construção da alvenaria do desarenador, parte da Estação que é usada para retenção de areia e sólidos finos. O outro é o da montagem dos decantadores, que fazem a separação dos sólidos da água pela gravidade. “A ETE já está com 80% da parte civil concluída. A parte de equipamento e parte elétrica também está em andamento, então o objetivo da CASAN é concluir a obra em dezembro e já colocar em operação parte da bacia que está com rede coletora implantada”, confirmou Pedro Joel. Confira aqui imagens de drone das obras.

A ETE João Paulo terá tratamento terciário. Isto é, uma depuração que remove poluentes que não são eliminados nas etapas tradicionais e devolve à natureza efluente com alta pureza. A tecnologia usada na ETE também terá capacidade de desinfecção por raios ultravioleta e remoção de nitrogênio e fósforo, presentes nos produtos de limpeza. A expectativa é que a capacidade média de tratamento da Estação seja de 84,5 L/s. Nas palavras do diretor Pedro Joel, “isso é parte do progresso da Companhia na conservação do meio ambiente, algo que estamos em evolução em todo o estado, na busca pelo atendimento de 50% de cobertura de esgoto em toda Santa Catarina até o ano de 2026”.

Obras de esgoto em Florianópolis

A CASAN está com obras em andamento em mais três pontos da capital, com as construções das ETEs Ingleses e Rio Tavares e a ampliação da ETE Insular. Junto a elas, a Companhia também pretende anunciar mais outros três projetos de ETEs em outubro deste ano. Essas novas estações estão previstas para os bairros do Rio Vermelho e Ratones, atendendo à região Norte da Ilha, e para o bairro do Pântano do Sul, atendendo à região Sul da Ilha.

As novas obras serão feitas com a modalidade de locação de arquivos, na qual a empresa que ganha a licitação constrói a estação e cobra da CASAN um aluguel para o uso da estrutura. A intenção é diminuir os custos para a Companhia e acelerar as obras, concluindo as três novas ETES até 2026.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support