Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Diagnóstico socioeconômico e ambiental...

Diagnóstico socioeconômico e ambiental das bacias hidrográficas da região é debatido em audiência pública, em Guaraciaba

plano de recursos hidricos 20170310 2094922855

O Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica 01, do Extremo-Oeste, avançou mais uma etapa de execução com a realização das audiências públicas. Na manhã desta sexta-feira, 10, Guaraciaba recebeu o encontro que teve como objetivo o diagnóstico socioeconômico e ambiental da bacia hidrográfica Rio das Antas, bacias contíguas e afluentes do Peperí-Guaçu. A ação faz parte da etapa B do Plano.

O coordenador Anderson Rhoden explicou que a primeira etapa envolveu o diagnóstico dos atores sociais, mobilização da população e divulgação, além do cadastro dos usuários. “Na etapa atual, trabalhamos com as fragilidades, usos do solo, hidrogeologia, erosão e o diagnóstico socioeconômico e também do turismo. Em todas as etapas, a participação da sociedade é muito importante, por isso estamos realizando as audiências públicas”, afirma.

A etapa C inclui o diagnóstico dos recursos hídricos comparando a disponibilidade, a demanda, a qualidade e a quantidade. A fase seguinte fará um prognóstico dos recursos da bacia, encerrando com a etapa E, que é a elaboração do plano. Rhoden destaca que muitas das etapas são realizadas simultaneamente. “No Plano, estarão as metas, ações, propostas e também as cobranças necessárias para um melhor uso dos recursos hídricos”, comenta.

No total, foram realizadas seis audiências. Além de Guaraciaba, receberam o encontro os municípios de Maravilha, Itapiranga, Dionísio Cerqueira e Campo Erê. O roteiro foi concluído na tarde desta sexta-feira, em Caibí.

Sobre o Plano

O Plano da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas tem um investimento de R$ 1,5 milhão proveniente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

O estudo terá duração de 18 meses e apontará potenciais conflitos de uso dos recursos hídricos, possibilitando ações para reverter ou evitar problemas, como escassez de água ou cheias, por exemplo. O trabalho será dividido em três eixos que compreendem a elaboração de um diagnóstico dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas, Bacias Contíguas e Afluentes do Peperi-Guaçu, a identificação de cenários futuros e a análise de estratégias para a compatibilização entre as disponibilidades hídricas e as demandas levantadas.

{article Gisele Vizzotto – ADR Sao Miguel do Oeste}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support