ACN – Agência Catarinense de Notícias

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Dia Mundial de Combate...

Dia Mundial de Combate à Raiva: Cidasc destaca a importância da prevenção e conscientização contra a doença

Comemorado nesta quinta-feira, 28, o Dia Mundial de Combate à Raiva reforça a importância da prevenção contra essa doença que pode ser transmitida de animais para os seres humanos e não tem tratamento.

Neste ano, o tema da Organização Mundial de Saúde Animal é “Todos por um, uma saúde para todos”.

Ela é causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central dos mamíferos, incluindo animais rurais, cães, gatos, raposas, macacos, morcegos e seres humanos e pode ser transmitida por animais domésticos, animais de produção e animais silvestres, causando mudança de comportamento, paralisia e por vezes agressividade.

Os sintomas mais comuns nos animais são respiração ofegante, descontrole da coordenação motora e morte em torno de dez dias.

Nos humanos, eles são inespecíficos no início da doença, como mal-estar geral, pequeno aumento da temperatura corporal, falta de apetite. Depois avançam para alterações de sensibilidade, queimação, formigamento, dor no local do ferimento, com posterior quadro de infecção e febre.

Como não há tratamento para a raiva, a prevenção com a vacinação dos animais é fundamental para controlar a doença, assim como a notificação das autoridades sanitárias, como explica o médico veterinário da Cidasc e responsável pela Coordenação Estadual de Controle da Raiva e Vigilância para Encefalopatias Transmissíveis (Ceret) em Santa Catarina, Fábio de Carvalho Ferreira:

SONORA

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support