Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Dia da Família na...

Dia da Família na Escola promove conhecimento e interação em Criciúma


Fotos: ADR Criciúma

Se no Brasil, 46% dos pais não se envolvem nas questões da educação dos filhos, como apontam pesquisas, em Santa Catarina esta realidade vem mudando. Pelo segundo ano consecutivo, pais, alunos e professores se reuniram em suas unidades escolares para o Dia da Família na Escola, realizado neste sábado, 7. A proposta surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014.

Na regional de Criciúma, 61 escolas da rede estadual de ensino cumpriram o calendário com ações de estímulo ao envolvimento da família no ambiente escolar. Debates, oficinas, reflexão e outras atividades preencheram o dia, que já teve maior adesão que o ano passado. “Podemos ver um reflexo significativo no aprendizado dos alunos que têm família envolvida na escola. Este evento proporciona aproximar aqueles que ainda não se envolvem, e os resultados são positivos”, comentou a gerente Regional de Educação, Jucilene Fernandes.

Aproximar a família do ambiente escolar é uma das ações que mais reflete na qualidade de ensino, é o que dizem os professores e estudos também comprovam, mas na Escola de Educação Básica Ignácio Stakowski, a aproximação da comunidade no ambiente escolar também diminuiu significativamente a evasão escolar aumentando em mais de cem alunos no último ano. “Nós temos uma escola grande e estávamos com poucos alunos. Começamos a envolver toda a comunidade, pais, igrejas, polícia militar e tivemos tanta procura em matrícula que alcançamos até a fila de espera”, comentou a diretora Janaina da Silveira Silvano.

Debate envolve famílias em projeto ambiental

Fruto de um projeto que busca a despoluição do rio mais importante da cidade, o Rio Criciúma, os alunos da EEB Joaquim Ramos foram certificados como participantes da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente ao apresentar o trabalho “O rio que a cidade esconde”. Neste sábado, foi a vez de envolver os pais no projeto que ainda está em fase de pesquisas e estudos.

“Aproveitamos a vinda dos pais na escola para apresentarmos o projeto e buscar a ajuda deles na concretização. Estamos muito felizes porque o envolvimento da família vai dar continuidade nas ações programadas”, comentou a professora de história e mestre educação, Catia Elaine Alves Constante.

O projeto, que envolve aproximadamente 300 alunos de 10 a 14 anos do ensino fundamental, vai dar os próximos passos com entrevistas, pesquisas e busca de ações efetivas para a despoluição do rio.

Oficina de artes confecciona filtro dos sonhos

Ao lado da família, a aluna Valéria Gubetti de Lino, 14 anos, participou da oficina de sonhos. “Estar com a minha família na escola é muito importante. Quero que meus pais sintam orgulho das coisas que eu faço, assim como eu sinto também quando realizo uma atividade”, comentou.

Para a professora Maris Denski, a oficina de confecção de filtro dos sonhos serviu para os participantes terem um momento de positividade e reflexão na escola. “O objetivo desta oficina é o significado real do filtro dos sonhos. Pensar positivo e levar para a casa um objetivo que traz energias positivas, além do envolvimento na atividade com os pais, alunos e professores, trocam ideias e experiências”, explicou.

joomplu:36248

O Movimento SC pela Educação

Criado em 2012 como uma iniciativa da indústria, com o apoio das federações dos trabalhadores, o Movimento ganhou a adesão do comércio (Fecomércio-SC), da agricultura (Faesc) e dos transportes (Fetrancesc) e passou a se chamar, em 2016, Movimento Santa Catarina pela Educação. A iniciativa tem apoio ainda de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Seus principais desafios são proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.

Informações adicionais para a imprensa:
Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma
E-mail: 
imprensa@cua.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3403-1018 / 99127-6838
Site: sc.gov.br/regionais/criciuma

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support