Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Quatro municípios catarinenses recebem...

Quatro municípios catarinenses recebem certificado de eliminação da transmissão vertical do HIV

Os municípios de Brusque, Blumenau, Criciúma e Itajaí receberam na última quarta-feira, 7, em cerimônia realizada em Brasília/DF, a certificação de eliminação da transmissão vertical do vírus HIV. A transmissão vertical é a passagem do vírus da mãe para o bebê durante a gestação, o parto ou a amamentação. Essa é a primeira vez que cidades catarinenses são contempladas.

“Esse é um trabalho de imensa importância e que conta com a dedicação de diversos profissionais. Parabenizamos os municípios por essa importante conquista e esperamos que essa meta seja conquistada por outros tantos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto.

Para obter a certificação, os municípios precisavam ter mais de 100 mil habitantes e cumprir uma série de critérios estabelecidos no Guia de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis, em consonância com a Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre os critérios estavam o alcance e a manutenção de taxas de incidência, proporção anual de crianças infectadas pelo HIV, cobertura mínima de quatro consultas no pré-natal, cobertura de gestantes com pelo menos um teste para HIV no pré-natal, cobertura de gestantes vivendo com HIV em uso de terapia antirretroviral adequada.

“Essa é uma ação que já vem sendo desenvolvida em parceria com os municípios há algum tempo, porque o nosso objetivo sempre foi buscar essa eliminação. A certificação que alcançamos nesses quatro municípios mostra que é possível eliminarmos a transmissão do HIV de forma congênita”, assinala Regina Valim, médica infectologista e gerente de IST, HIV/Aids e doenças infecciosas crônicas da Dive.

De acordo com o Ministério da Saúde, a certificação é uma estratégia desenvolvida em parceria com estados e municípios para fortalecer a gestão e a rede de atenção do SUS, aprimorando ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes, parcerias sexuais e crianças, além da qualificação da vigilância epidemiológica.

A transmissão vertical do HIV ocorre quando a mãe, grávida, vivendo com HIV/Aids não realiza o tratamento de forma adequada e passa o vírus para o bebê. Para evitar casos de transmissão vertical é importante que as gestantes e suas parcerias sexuais sejam testadas durante o pré-natal e que se repita o teste na mãe na hora do parto. Em caso de resultado positivo, o tratamento evita que os bebês sejam infectados com o vírus. Para essas mães, a amamentação não é recomendada.

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo
NUCOM – Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina 

Avatar
Escrito por:

NUCOM | DIVE

Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support