Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Dengue em SC: Saúde...

Dengue em SC: Saúde alerta sobre perfil dos casos confirmados da doença

O Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira, 16, uma nota de alerta aos municípios catarinenses sobre o perfil dos casos confirmados de dengue no estado.

O perfil epidemiológico em 2023 comparado com o do ano passado apresenta uma proporção maior de casos registrados em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

Além disso, o número de casos com sinais de alarme para cada 100 casos de dengue, aumentou nessas idades.. O mesmo se reflete nas hospitalizações.

A dengue na criança pode ser assintomática. Ou ela pode apresentar um quadro febril agudo ou ainda sinais e sintomas como fraqueza, fadiga, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas.

Outros sinais e sintomas da doença em menores de dois anos de idade é o choro persistente, fraqueza muscular e irritabilidade, podendo ser confundidos com alguns quadros infecciosos frequentes nessa faixa etária.

O agravamento em crianças, em geral, é mais rápido que no adulto. Por isso, a importância de suspeitar da doença logo no início dos sintomas para evitar a ocorrência de casos graves e óbitos pela doença.

Além das crianças, são considerados grupos de risco para dengue: gestantes, adultos acima de 65 anos e pessoas com comorbidades.

Outras informações você confere no portal estado.https://estado.sc.gov.br/noticias

Repórter: Kenia Casagrande

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support