Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Defesa Civil  do Estado...

Defesa Civil  do Estado prepara municípios para utilização do Cigerd em Jaraguá do Sul


Foto: Ana Cenatti / ADR Jaraguá do Sul

O diretor de monitoramento e gestão de desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, Aldo Batista Neto, esteve reunido na tarde desta quinta-feira, 12, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul, com representantes da Defesa Civil dos municípios da região da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), para repassar informações técnicas sobre o funcionamento do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Jaraguá do Sul, que inaugura nesta sexta-feira, 13, às 15h.

“É uma estratégia adotada anterior à inauguração para sensibilizar órgãos municipais e de Estado para apresentar o que o Cigerd traz com ele. É uma política diferenciada, com 20 regiões trabalhando em conjunto em todo o Estado, integrando órgãos e agências especializadas para trabalhar durante uma crise”, falou Batista Neto.

O diretor ainda explicou como irá funcionar o Cigerd em momentos fora da crise. “Em momentos de normalidade este ambiente serve para a gestão de crise e risco, elaboração de projetos e discussão dos envolvidos”, explicou.

O centro possui cerca de 160 metros quadrados, construído com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura autossuficiente capaz de permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Foram investidos R$ 853.082,57. O novo espaço oferece ferramentas mais eficientes para garantir uma ação de qualidade junto aos municípios.

A estrutura foi construída em um terreno cedido pela Polícia Militar de Santa Catarina, ao lado do 14º BPM, Rua Gustavo Hagedorn ,s/n, Vila Lenzi, Jaraguá do Sul.

O Cigerd Regional de Jaraguá do Sul atende os sete municípios da Amvali: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.

Informações adicionais para a imprensa

Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.adr.sc.gov.br 
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 98861-2652
Site: sc.gov.br/regionais/jaraguadosul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support