Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Defesa Civil de Santa...

Defesa Civil de Santa Catarina comemora 50 anos com programação especial 

A Defesa Civil de Santa Catarina comemora no dia 18 de maio meio século de existência. São cinco décadas dedicadas à população catarinense, ao desenvolvimento de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, destacando sempre a autoproteção e resiliência e comprometimento ao longo dos anos.

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Luiz Armando Schroeder Reis, ressalta a importância da Secretaria para a população catarinense. “Nós temos o nosso slogan que é Defesa Civil Somos Todos Nós e, realmente, nós trabalhamos de forma unida e integrada com as coordenadorias regionais, defesas civis municipais, instituições de ensino, de pesquisa e extensão, com agências e outros órgãos do governo, com parcerias interinstitucionais.  Dessa forma, conseguimos desenvolver ações focadas de acordo com a  realidade de cada município, região, abrangendo o estado como um todo”.

Para celebrar essa data, a Defesa Civil de Santa Catarina está preparando uma programação especial com uma série de atrações, voltadas para comunidade, escolas, servidores e colaboradores. A Semana Estadual de Ações de Defesa Civil, de 18 a 24 de maio, contará com a seguinte programação:

17/05 – Quarta-feira (evento aberto para o público):

Simulado de Acidente Rodoviário com Produtos Perigosos e Atendimento Emergencial

09h: Reunião no Paço Municipal de Içara 

14h: BR 101/KM 389 no bairro Quarta Linha, Criciúma

Obs: Será um simulado de acidente rodoviário envolvendo transporte de produtos perigosos, vítimas com lesões e óbitos; as instituições participantes são: DCSC, CBMSC, SAMU, PRF, PMSC, IMA, ANTT, POLÍCIA CIVIL, HELICÓPTERO ARCANJO DA PC, PM AMBIENTAL, VIG. SANITÁRIA, CELESC, CASAN, CCR VIA COSTEIRA.

18/05 – Quinta-feira (evento somente para convidados da Secretaria; será transmitido online no Youtube da Defesa Civil):

10h: Cerimônia Comemorativa dos 50 anos da Defesa Civil de Santa Catarina

Link: Youtube da Defesa Civil de Santa Catarina 

22/05 – Segunda-feira (evento será transmitido online pelo Youtube da Defesa Civil):

13:30h: Participação da Academia Científica na Gestão de Riscos e de Desastres no Sala de Coletiva de Imprensa (Centro de Informação Pública/CIGERD)

Link: Youtube da Defesa Civil de Santa Catarina 

23/05 – Terça-feira (evento será realizado simultaneamente no Cigerd em Florianópolis e nas Coordenadorias Regionais de Defesa Civil):

Manhã e Tarde: Participação das Escolas na Redução de Riscos e de Desastres: colocando a mão na massa

Obs: no Cigerd de Florianópolis teremos quatro escolas participando (2 no período da manhã, 2 no período da tarde); Nos demais Cigerds também teremos a participação das escolas, em média serão 36 escolas de manhã e 36 escolas de tarde.

24/05 – Quarta-feira (evento será transmitido online pelo Youtube da Defesa Civil):

Radar Educa – Monitoramento e Alerta do Estado de Santa Catarina: Ferramentas e Recursos para a Gestão de Riscos e Desastres

Interessados fazer inscrição em: https://l1nk.dev/radareducaespecial50anos 

Link: Youtube da Defesa Civil de Santa Catarina 

Saiba um pouco mais sobre a Semana 

A Semana Estadual de Ações de Defesa Civil foi instituída a partir da Lei nº 14.706, de 21 de maio de 2009 e, desde então, vem sendo celebrada anualmente.  O objetivo é fortalecer a percepção de risco e preparar os catarinenses para enfrentar enchentes, inundações, ciclones, vendavais, granizo e outras adversidades. O foco é trabalhar de forma integrada, dessa forma, a Defesa Civil de Santa Catarina reconstrói áreas afetadas pelos mais diversos eventos hidrometeorológicos e climáticos no estado.

O evento principal será dia 18 de maio e será realizado de forma presencial, somente para convidados, . O ato será na sede da Defesa Civil de Santa Catarina, localizada na Avenida Governador Ivo Silveira, nº 2320, Bairro Capoeiras, em Florianópolis.

A programação conta com atividades voltadas para o público infanto-juvenil, ligadas ao Programa Defesa Civil na Escola, que este ano celebra 10 anos. Os estudantes de algumas escolas já pré-selecionadas participarão de oficinas (Pluvipet e Tornado de Pote) voltadas para a proteção, autoproteção e prevenção de desastres. 

“A escola é um espaço coletivo de apropriação, produção, reflexão e reelaboração do conhecimento. No ambiente escolar é preciso implementar ações de prevenção, mitigação e preparação de desastres. Integrar a escola com a Defesa Civil de Santa Catarina é sinônimo de sucesso, pois a política de proteção e defesa civil e a política de educação estarão atuando juntas, de modo a aumentar a autoproteção, aliando teoria e prática, ensino e aprendizagem”, enfatiza Regina Panceri, coordenadora do Programa Defesa Civil na Escola.

E para engajar a comunidade junto à Secretaria, será lançado o Edital para Coletânea de Fotografias Históricas, cujo tema é: “Defesa Civil de Santa Catarina: JUNTOS HÁ 50 ANOS – Resgate Histórico”. O objetivo desta Coletânea é promover um resgate da história da evolução da Defesa Civil estadual, tendo a participação dos cidadãos catarinenses. Interessados podem se inscrever através do Formulário de Participação no site:  www.defesacivil.sc.gov.br 

Mais informações para a imprensa:
Thuana Raimondi
Assessoria de Comunicação
Defesa Civil de Santa Catarina
Fonte: (48) 9 9108-3538
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br
Site: www.defesacivil.sc.gov.br 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SDC

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support