Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. De volta pra casa:...

De volta pra casa: IMA e Instituto Tabuleiro produzem e plantam 65 mudas da espécie rara Commelina catharinensis

Para garantir a sobrevivência e a reprodução da planta Commelina catharinensis e reduzir a ameaça de extinção, o IMA, o Instituto Tabuleiro e demais parceiros, criaram um Programa de Manejo específico para conservação da espécie rara de flor amarela, encontrada apenas no Litoral de Santa Catarina.

O Programa, além de procurar espécies em outros locais, consiste em coletar partes da planta ou sementes dela para reprodução em viveiro e posterior plantio em áreas protegidas como explica oo biólogo do IMA, Marcos Eugênio Maes:

SONORA

Na última quarta-feira, 8, foi mais um dia da Commelina voltar para casa. Pelo Programa, foram levadas mais 65 mudas para Baixada do Massiambú, plantadas em áreas de restinga em ambiente similar ao das raras populações conhecidas.

Em todo o mundo, a Commelina catharinensis foi encontrada em apenas duas áreas de restinga litorânea de Santa Catarina, nos municípios de Laguna e Palhoça. Porém não houve mais registros atuais em Laguna

Repórter: Kenia Casagrande

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support