Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Administração Prisional
  4. /
  5. Curso de formação PROTEGE-SC...

Curso de formação PROTEGE-SC é lançado na ACAPS para servidores da SAP

Na manhã desta quarta-feira, 31, aconteceu na ACAPS o lançamento do curso de formação para servidores da SAP do Programa Estadual de Proteção, Auxílio e Assistência a Vítimas da Violência e a Testemunhas Ameaçadas em Santa Catarina (PROTEGE-SC) com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil e OAB.

De acordo com o Jony Brasil, diretor da Academia de Administração Prisional e Socioeducativo (ACAPS), a academia é pioneira neste tipo de curso no Brasil. “Mais uma vez buscamos aprimorar nossos operadores e elevar o nível do sistema prisional e socioeducativo de Santa Catarina. Agora, nesse momento, vamos atender 25 novos servidores que irão se especializar nesta área, habilitando nossos operadores para logo atuar nesse setor”.

Segundo a advogada e ex-conselheira do PROTEGE-SC, Giane Brusque Bello, o pioneirismo catarinense se dá pela metodologia utilizada no programa. “Em reuniões e encontros do PROTEGE com outros estados se verifica que existe um aproveitamento maior em Santa Catarina, com as testemunhas inseridas por mais tempo no programa e com resultados mais efetivos”, disse.

Para Rafael Zaba, diretor do PROTEGE, o serviço prestado pelo programa na SAP possui reconhecimento na área de segurança e a capacitação de novos servidores só vem a implementar ainda mais o trabalho desenvolvido. “É mais um grande avanço capacitar esses policiais penais para desempenharem suas atividades com excelência e certamente irá acontecer de outros estados também buscarem conhecimento aqui conosco em Santa Catarina”, ressaltou.

Desde 2019, a SAP passou a deter a competência para coordenar e executar programas e ações de proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas pelo crime organizado. O PROTEGE-SC está inserido entre as medidas destinadas a combater a criminalidade no país, principalmente diante da dificuldade ou até mesmo da impossibilidade que circunda a produção de prova pela acusação. Estiveram presentes na mesa de abertura do lançamento do curso de formação do PROTEGE-SC o secretário da SAP, Edenilson Schelbauer; o secretário-adjunto, Neuri Mantelli; o diretor-geral do DPP, Léo Feliciano; o diretor da Academia de Administração Prisional e Socioeducativo, Jony Brasil;  o representante da Secretaria de Segurança Pública e Delegado de Polícia Civil, Dr. Mário César Martins e as representantes da OAB, Dra. Denise Almeida Marcon e Dra. Giane Brusque Bello.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support