Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Criciúma sedia a abertura...

Criciúma sedia a abertura da colheita da pitaia na sexta-feira, 27

Santa Catarina abre oficialmente a colheita da pitaia durante um dia de campo promovido pela Epagri nesta sexta-feira, 27, em Criciúma. O evento será das 8h30 às 11h30 na propriedade rural do casal de agricultores Fabrício e Adrinéia Scott. Para a atual safra, estima-se uma produção em torno de quatro mil toneladas da fruta – o dobro do ano passado, com uma movimentação financeira em torno de R$8 milhões.

Esses são dados preliminares do levantamento da fruticultura tropical realizado no ano de 2022 pela Epagri. Segundo o extensionista rural  Diego Adílio da Silva, líder do projeto Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense, o estado tem cerca de 340 famílias envolvidas com o cultivo de pitaia, que viram na fruta uma oportunidade de diversificação da renda na propriedade, bem como uma alternativa ao plantio de fumo. A região Sul é a maior produtora da cultura em SC.

O extensionsita afirma que Santa Catarina tem cerca de de 300 hectares plantados da fruta, de distintas idades. “Estima-se que, quando todos estiverem adultos, tenhamos uma produção estadual entre seis a nove mil toneladas, com potencial de valor bruto de produção de R$ 15 milhões”, diz.

Com o aumento da importância da cultura no estado, a Epagri realiza cursos regulares sobre o cultivo dessa fruta e também já lançou duas publicações: o livro Pitaia no Brasil: nova opção de cultivo e o boletim didático Cultivo de Pitaia.

Dia de Campo

O Dia de Campo vai oferecer aos visitantes informações concentradas em três estações técnicas: principais variedades e mercado, produtos à base de pitaia e adubação e aspectos fisiológicos. As inscrições não têm custo e podem ser feitas no evento ou antecipadamente nos escritórios municipais da Epagri.

O evento é organizado pela Epagri em parceria com a prefeitura local e a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, com apoio do Sicredi e da Coopervalesul.

Serviço

O quê: abertura da colheita e dia de campo sobre a pitaia
Quando: sexta-feira, 27 de janeiro, das 8h30min às 11h30min
Local: propriedade de Fabrício e Adrinéia Scott – rua João Scott (fundos da Bebidas Nuernberg), Recanto Verde, Criciúma, SC

Mais Informações e entrevistas:

– Diego Adílio da Silva, líder do projeto Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense, pelo fone/WhatsApp: (48) 3403-1094

– Ricardo Martins, extensionista rural da Epagri em Maracajá: (48) 3529-0118/ 99626-2974

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support