Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Cosud Florianópolis discute soluções...

Cosud Florianópolis discute soluções para um governo digital e mais simples para a população

A quinta edição da reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), encontro que reúne em Florianópolis, nos dias 18 e 19 de outubro, governadores dos sete estados destas duas regiões, terá como tema uma gestão pública digital e mais simples. Para debater o assunto, o evento traz dois convidados: o diretor federal de Desburocratização do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon, e o secretário especial de Modernização do Estado na Secretaria Geral da Presidência da República, José Ricardo da Veiga. 

As palestras fazem parte da sessão plenária, que ocorre no Costão do Santinho Resort na manhã de sábado, 19. Lorenzon falará sobre a Lei de Liberdade Econômica, os próximos passos do Governo Federal na desburocratização e o papel dos Estados nesse contexto. Veiga vai abordar as oportunidades de sinergia entre governo federal e os governos estaduais com a transformação digital na modernização do Estado Brasileiro.

“Em Santa Catarina estamos trabalhando para desburocratizar processos, torná-los mais ágeis e acessíveis à população. Um exemplo é o Governo Sem Papel, que já gerou uma economia de R$ 17 milhões em seis meses aos cofres públicos, além de agilizar os processos internos. O evento será um momento de dividir as boas experiências e aprender com os outros estados”, destaca o governador Carlos Moisés.

“O desafio dos governos é estar mais disponível às pessoas e facilitar as entregas de serviços. Nesse sentido, o encontro será uma oportunidade ímpar para compartilhar as iniciativas em inovação e tecnologia entre os estados do Sul e Sudeste”, reforça o secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

O encontro é voltado a secretários e gestores dos governos estaduais. A sessão plenária começa às 8h, com as boas-vindas do governador catarinense. Já na sexta-feira, 18, haverá a discussão de 14 grupos de trabalho, de diferentes áreas de governo.

Leia mais: Governadores do Sul e Sudeste reúnem-se em Florianópolis para debater temas nacionais relevantes

A expectativa do chefe da Casa Civil de Santa Catarina, Douglas Borba, é de um encontro  que traga avanços nos debates. “Teremos a participação de mais de 200 agentes públicos do primeiro escalão, dos sete estados do Sul e do Sudeste. Resultados serão apresentados, fruto do amadurecimento dos grupos de trabalhos das quatro edições anteriores”, ressalta.

Além de Carlos Moisés, está confirmada a presença dos governadores Eduardo Leite (RS), Carlos Massa Ratinho Júnior (PR), João Doria (SP), Wilson Witzel (RJ), Romeu Zema (MG) e Renato Casagrande (ES). 

Cobertura 

Profissionais interessados em acompanhar a plenária do evento e a entrevista coletiva que ocorrem no sábado, 19, têm até sexta-feira, às 12h, para realizar a inscrição pelo site, na área Sala de Imprensa.

A abertura oficial será transmitida ao vivo. A Secretaria Executiva de Comunicação (Secom) fará a cobertura do evento e textos, áudios, fotos e vídeos estarão disponíveis aos veículos no site. Uma entrevista coletiva com os governadores está marcada para as 11h45min de sábado, após a leitura da Carta de Florianópolis.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3029
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support