Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Corpo de Bombeiros adquire...

Corpo de Bombeiros adquire equipamento inédito no Brasil

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina adquiriu ua câmara hiperbárica com recursos, inédita no Brasil em corporações de Bombeiros. Avaliada em R$ 691 mil, foi adquirido com recursos do Pacto Santa Catarina, e já começa a ser usado pelos Bombeiros em treinamento ao longo desta semana. Ela foi montada dentro de um contêiner e pode ser transportada para a cena da ocorrência, possibilitando tanto o uso operacional como terapêutico, na recuperação de Bombeiros ou vítimas intoxicadas pela aspiração excessiva de monóxido de carbono em incêndios.

O comandante-geral da corporação, coronel João Valério Borges, diz que o Corpo de Bombeiros Militar dá um importante passo na eficiência e na qualidade do serviço prestado à população. “Com o treinamento dos Bombeiros Militares para uso do equipamento, conseguimos melhorar ainda mais as possibilidades de cumprir com êxito a missão institucional de salvar vidas, proporcionando um tratamento de primeiro-mundo depois da retirada de uma pessoa de uma cena de incêndio, por exemplo”.

O tenente-coronel BM Helton de Souza Zeferino explica que o equipamento também serve para uso em treinamento e seleção de profissionais para a área de mergulho. “O equipamento possibilita a submissão dos profissionais a condições de pressão e de oxigenioterapia adequadas ao restabelecimento das condições físicas e de saúde para atuação em mergulhos, o que representa também um incremento técnico expressivo na área de salvamento aquático”, explica.

Numa cena de incêndio com múltiplas vítimas, como aconteceu com a Boate Kiss no Rio Grande do Sul, o coronel Helton explica que a submissão imediata de pessoas intoxicadas às condições adequadas da Câmara Hiperbárica possibilita uma recuperação mais rápida e o aumento considerável das chances de sobrevida, tanto de Bombeiros como de vítimas.

Informações adicionais para a imprensa
Krislei Oechsler
Assessoria de Imprensa 
Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina – CBMSC
E-mail: ccs@cbm.sc.gov.br
Fone: (48) 3251-9614 / 98843-4427
Site: www.cbm.sc.gov.br

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support