Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. COP27: SC termina participação...

COP27: SC termina participação defendendo união para recuperação da Mata Atlântica

Santa Catarina finalizou, nesta quinta-feira, 17, a participação na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), no Egito, falando sobre a importância da preservação e da recuperação do bioma Mata Atlântica. Representando o Governo do Estado, o secretário executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, cobrou, durante o painel Sustentabilidade dos Biomas Brasileiros mais ações de regularização fundiária e a criação de mais Unidades de Conservação. O debate foi promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).

O bioma Mata Atlântica abriga mais de 20 mil espécies de vegetais, mil tipos de aves e 400 de peixes, se estendendo por 17 estados e com mais de 70% da população vivendo nele. É conhecido também pela sua elevada biodiversidade e produz 50% dos alimentos consumidos pela população brasileira. Mesmo com toda a sua importância, carrega ainda o peso de ser o Bioma mais devastado do Brasil.
“Santa Catarina conta com o Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental (Simad) que disponibiliza para o Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul um monitoramento em tempo real da Mata Atlântica. O Simad já trouxe resultados importantes como a redução de quase 15% do desmatamento na região Sul”, enfatizou o secretário da Sema.

Ferreira disse ainda que é preciso, cada vez mais, um esforço conjunto dos Estados, na questão da regularização fundiária sendo o Cadastro Ambiental Rural (CAR) uma ferramenta fundamental. “Existe um grande problema que é a Regularização Fundiária dentro das Unidades de Conservação que apresentam irregularidades dentro e no seu entorno. Junto com o Ministério do Meio Ambiente e o Serviço Florestal Brasileiro, o CAR tem sido peça chave para combater essas irregularidades. É preciso criar novas Unidades de Conservação dentro do bioma Mata Atlântica”, frisou.

Participaram do Painel, Espaço Brasil, a secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso e presidente da Abema, Mauren Lazzaretti, representando o Pantanal; o secretário de Estado de Meio Ambiente da Amazônia e vice-presidente da Abema, Eduardo Costa Taveira, o presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Patrícia Iglecias, representando o Cerrado; e o diretor-presidente do Instituto de Defesa do Meio Ambiente em Natal e segundo secretário da Abema, Leonlene Aguiar, representando o Cerrado brasileiro.

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: jornalistamonicafoltran@gmail.com
Site: www.sde.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Mônica Foltran | IMETRO

Assessoria de imprensa do IMETRO/SC – Instituto de Metrologia de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support