Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Administração Prisional
  4. /
  5. Convênio SAP e Udesc...

Convênio SAP e Udesc na promoção da ressocialização do sistema prisional feminino

Representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentaram nesta terça-feira, 30, ao secretário Edenilson Schelbauer os resultados do convênio firmado entre a instituição de ensino e a SAP na promoção de estratégias e procedimentos de desenvolvimento social e inclusivo de apenadas do sistema prisional feminino de Santa Catarina. Na ocasião foi mostrada a confecção da cartilha com direitos e deveres das mulheres em cumprimento de pena e de bolsas e sacolas produzidas pelas internas com a reutilização de material têxtil de descarte.

De acordo com Schelbauer, esses convênios com a iniciativa pública ou privada e que visam o desenvolvimento da ressocialização dos apenados do sistema prisional irão sempre corroborar com os anseios do Governo do Estado na busca do trabalho pela liberdade. “Nossa meta, enquanto agentes públicos, é oferecer condições dignas e efetivas de ressocialização à população privada de liberdade, trazendo benefícios diretos à sociedade e desonerando o estado”, disse.

O projeto Asas e Raízes, desenvolvido em parceria com o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG) da Udesc, busca a capacitação profissional das apenadas e produziu de um diagnóstico do sistema prisional feminino na Grande Florianópolis a fim de verificar condições de oferecer alternativas a essas mulheres em prisão provisória, preventiva, domiciliar e regime semiaberto.

“Detectamos diferenças (no trabalho de ressocialização) das mulheres em relação aos homens da população privada de liberdade. Desta forma, trabalhamos no oferecimento de curso de capacitação e na elaboração de cartilhas onde falamos dos diversos direitos que essas mulheres têm após saírem das unidades prisionais”, argumentou Clerilei Bier, coordenadora do Grupo de Pesquisa Sapientia na Esag/Udesc.

Já Neide Schulte, coordenadora do Centro de Artes, Design e Moda (CEART) na Udesc, destaca que o Projeto Ecomoda Udesc procurou desenvolver as capacitações destas mulheres. “Nossa intenção é que esse conhecimento adquirido seja revertido em produtos e serviços para gerar renda a essas mulheres, fortalecendo esse vínculo com a ressocialização”, completou.

O projeto Asas e Raízes é coordenado pela professora Clerilei Bier e também conta na equipe com estudantes de graduação e pós-graduação da Udesc. As ações de formação das mulheres apenadas são realizadas por meio de parcerias com a Secretaria de Administração Prisional de Santa Catarina, o Departamento de Polícia Penal e o projeto Ecomoda, do Centro de Artes da UDESC. 

Fotos: Jaqueline Noceti/SAP

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support