3. Esportes
  5. Consulado da Hungria debate...

Consulado da Hungria debate com Fesporte a prática do teqball em Santa Catarina

O presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, recebeu nesta quinta-feira, 14, representantes do consulado da Hungria que participaram de uma roda de conversas para fomentar a modalidade teqball em Santa Catarina.

Representaram o consulado na reunião Christina Lago, cônsul honorária da Hungria em Santa Catarina,  Zsuzsanna László, cônsul-geral da Hungria em São Paulo e Dániel Rákóczi, cônsul comercial do Consulado-Geral da Hungria em São Paulo.

O Teqball foi criado oficialmente na Hungria em 2014 e a modalidade tem grande tradição na cultura do país já que no ano de 2017 realizou a primeira edição da copa do mundo da modalidade.

Segundo Zsuzsanna László, um dos intuitos da reunião é fazer com que Santa Catarina abra as portas para a modalidade através de eventos competitivos e formação de novos talentos. “No nosso encontro falamos sobre uma modalidade húngara que é o teqball, porém aqui no Brasil sabemos que é bastante conhecido como futmesa. A nossa ideia é criar competições da modalidade e também trabalhar com núcleos que desenvolvam a modalidade formando novos praticantes já que quanto mais ela é praticada pelo mundo,  tem mais chances de se tornar uma modalidade olímpica que é na verdade o nosso grande objetivo. Muitos jogadores de futebol após a carreira migram para o teqball e o grande embaixador desta modalidade é o grande Ronaldinho Gaúcho”, explica.

O presidente da Fesporte agradeceu a visita dos representantes do consulados húngaros na Fesporte e ressaltou que a pasta responsável pelo esporte catarinense está sempre de portas aberta para novas modalidades esportivas.

“Primeiramente agradecer a presença dos representantes do consulado húngaro aqui na Fesporte e ressaltar que estamos sempre de portas abertas para que novas modalidades cheguem até ao nosso estado. Penso que uma modalidade como o teqball une as pessoas que se reúnem para praticar e também como foi citado pelos representantes do consulado, é também uma ótima oportunidade para criar novos talentos deste esporte”, finalizou Freibergue.