Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Conselho de Desenvolvimento Regional...

Conselho de Desenvolvimento Regional debate soluções para a região de Curitibanos

Debater a crise que afeta o setor produtivo de alho, a sustentabilidade da Penitenciária Regional e a manutenção de escolas e rodovias estaduais na região. Estes foram alguns dos temas discutidos na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Curitibanos. O encontro foi realizado nesta segunda-feira, 16, na Câmara de Vereadores de São Cristóvão do Sul.

Com 1.589 detentos, a Penitenciária Regional localizada em São Cristóvão do Sul esteve no Centro do debate. “Um dos nossos maiores desafios hoje no município é atender a demanda de saúde dentro dos presídios com atendimento médico, psicológico e assistência social, visto que 26% da nossa população é encarcerada”, explica a prefeita Sisi Blind.

A penitenciária é referência nacional em ressocialização. Na primeira das três unidades construídas no complexo, 100% dos apenados trabalham. “Isto acontece graças à parceria com empresas do ramo de móveis, metalurgia e artefatos de cimento principalmente”, destaca Sisi.

O prefeito de Frei Rogério expôs no encontro a preocupante situação dos produtores de alho da região. O município é o maior produtor proporcional de alho do Estado e é subsistência de muitas famílias também de outros municípios. “Estamos buscando junto aos bancos a renegociação das dívidas destes produtores visto que o preço esse ano não paga sequer o custo da produção”, ressalta.

O presidente da coperativa Copar de Frei Rogério, Rodrigo Novacoski, conselheiro do CDR, disse que a situação chega a ser alarmante. “Pra vocês terem uma idéia o nosso custo médio de produção por quilo é de aproximadamente R$ 4,50. Tem gente oferecendo R$ 1,20 por quilo para comprar. Temos muito produto estocado na cooperativa e pouca procura. Nosso produtores estão apreensivos. Precisamos de uma solução ”, frisa.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

Um documento deve ser assinado pelos prefeitos, associação de municípios e ADR para buscar apoio do Governo de Santa Catarina na renegociação das dívidas dos produtores de alho. “Vamos buscar soluções para esta e outras situações. Esta é a função do CDR, da ADR. É vencer os desafios regionais, sinalizando os caminhos do desenvolvimento pra nossa região”, destaca o secretário executivo da ADR De Curitibanos, Luiz César Abrahão.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support