Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Conheça os representantes catarinenses...

Conheça os representantes catarinenses no prêmio nacional de ciência e tecnologia

Arte mostra a foto e os nomes de todos os finalistas no prêmio Confap.

Honra, expectativa, responsabilidade. Essas são algumas palavras usadas pelos seis representantes catarinenses que irão disputar a etapa nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professora Odete Fátima Machado da Silveira. Eles foram escolhidos por meio de uma chamada pública da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Essa é a segunda edição do prêmio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que congrega as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o país. Serão concedidos os pesquisadores e pesquisadoras que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados geraram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira. O prêmio também reconhecerá a atuação de profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a CTI e a sociedade brasileira. 

A premiação é dividida em três categorias: Pesquisador(a) Destaque, com as subcategorias Ciências da Vida; Ciências Exatas; e Ciências Humanas; Pesquisador(a) Inovador(a), com as subcategorias Inovação para o Setor Empresarial; e Inovação para o Setor Público; e Profissional de Comunicação.

“O prêmio CONFAP é uma grande oportunidade de prestigiar e dar visibilidade a pesquisadores e profissionais de comunicação das várias regiões do Brasil, que trabalham incansavelmente para o desenvolvimento da CTI”, avaliou Luciana Flor Correa Felipe, presidente interina da Fapesc. “Reconhecer trajetórias de vida e de trabalho dedicadas à CTI e à melhoria da qualidade de vida das pessoas é fundamental para incentivar a formação de novos talentos e para mostrar o potencial científico e tecnológico de nosso país. Esperamos, na edição 2022, ver novamente entre os contemplados pesquisadores e profissionais de Santa Catarina, pois sabemos a relevância das pesquisas realizadas em nosso estado.”

Na edição anterior, o Estado conquistou o primeiro lugar na categoria Profissional de Comunicação com Eonir Teresinha Malgaresi, jornalista da Epagri; o segundo lugar na categoria Pesquisador Destaque – Ciências Exatas e da Terra, com Aloisio Nelmo Klein, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e o terceiro lugar na categoria Pesquisador Destaque – Ciências da Vida, com o professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Felipe Dal Pizzol. 

Conheça um pouco de cada um dos representantes catarinenses na segunda edição.  

CATEGORIA PESQUISADOR DESTAQUE – CIÊNCIAS DA VIDA
Flares Baratto Filho – UNIVILLE 
Confira o currículo lattes 
É graduado em Odontologia, tem especialização (PUC/PR), mestrado (UNAERP/SP), doutorado (FOP/PE) e pós-doutorado (FORP/USP) em Endodontia. Há 20 anos é professor e pesquisador na Univille, onde também é vice-coordenador do curso de Odontologia. “Sempre me identifiquei com a pesquisa científica, pois ela é a responsável pelo progresso da ciência e pelo mundo que conhecemos atualmente. O desenvolvimento de um país é diretamente proporcional ao nível de educação que seus cidadãos recebem. Sociedades que dão o devido valor e que investem na educação sempre serão mais evoluídas. Seja na saúde, tecnologia ou qualquer outra área, a pesquisa científica para nosso desenvolvimento é fundamental”, avaliou. 

Para Baratto Filho, ser finalista do prêmio significa reconhecimento. “Depois de 20 anos de carreira na Univille, poder representar minha instituição e o Estado catarinense no prêmio é muito importante para mim, pois é o que verdadeiramente qualquer pesquisador busca, o reconhecimento de seus anos de esforços em suas investigações e consequentemente dos resultados de seus estudos, pois avanços científicos proporcionam qualidade de vida, enriquecendo a sociedade intelectual e culturalmente. Portanto, o prêmio Confap é o reconhecimento de que todos avanços científicos só são possíveis graças àqueles que se dedicam à ciência diariamente, e que essas pessoas devem ser valorizadas. A pesquisa científica, em qualquer área, contribui para a geração de conhecimento e desenvolvimento contínuo da sociedade”.


CATEGORIA PESQUISADOR DESTAQUE – CIÊNCIAS EXATAS
Débora Menezes – UFSC
Confira o currículo lattes 
É graduada – em licenciatura e bacharelado – e é mestre em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Tem doutorado pela University of Oxford, da Inglaterra, pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, de Portugal, e tem estágio sênior pela Sydney University, Austrália, e pela Universidade de Alicante, da Espanha (2014). É professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atual Presidente da Sociedade Brasileira de Física. 

“Fiquei muito feliz com a indicação da FAPESC para ser a representante catarinense no prêmio porque representa o reconhecimento de uma longa trajetória, que começou no dia que ingressei na USP para fazer o curso de Física”, afirmou a professora. “Ser cientista num país como o Brasil é sempre um grande desafio: os recursos são, geralmente, escassos e chegam de forma irregular. O uso da criatividade e de certo jogo de cintura acabam sendo fundamentais para não desistirmos. Sendo mulher, as barreiras são ainda maiores e algumas delas chegam a ser imperceptíveis para aqueles que não as têm que enfrentar. Portanto, a indicação por si só já é um prêmio que me enche de orgulho e de gratidão para com a UFSC e vários colegas de profissão, que estiveram ao meu lado nessa empreitada.”


CATEGORIA PESQUISADOR DESTAQUE – CIÊNCIAS HUMANAS
José Baltazar Salgueirinho O. A. Guerra –  Instituto Ânima
Confira o currículo lattes 
Graduado em Economia pela Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões, em  Portugal, tem doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade de Sophia e Universidade Nova da Bulgária, na Bulgária, e pós-doutor pela University of Cambridge, Manchester Metropolitan University, Reino Unido, Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, Alemanha, e Instituto Universitário, de Lisboa. É Professor permanente e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação e dos Mestrado e Doutorado em Administração e Mestrado em Ciências Ambientais, da Universidade do Sul de Santa Catarina, e bolsista pesquisador do Instituto Ânima.

“Representar Santa Catarina é uma tremenda responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, um privilégio. É uma oportunidade de apresentar para todo o Brasil  as pesquisas que estamos fazendo em Santa Catarina, focadas no desenvolvimento sustentável e na promoção da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, sempre em diálogo com as comunidades, procurando impactar positivamente as comunidades locais numa visão muito inspirada na frase ´pensar globalmente, agir localmente’. Sabendo que as soluções para os problemas das comunidades têm que ser encontradas, pensadas e implementadas localmente.”

CATEGORIA PESQUISADOR INOVADOR – Setor Empresarial
Dachamir Hotza – UFSC
Confira o currículo lattes 
Graduado em Engenharia Química, é mestre em Engenharia Mecânica pela UFSC. Tem doutorado em Engenharia de Materiais pela Technische Universität Hamburg-Harburg (TUHH), Alemanha. É professor titular da UFSC. Também é vencedor do Prêmio Fapesc de Inovação – Professor Caspar Erich Stemmer, Categoria Pesquisador Inovador, em 2021. 

“É uma grande honra e alegria representar minha Universidade e meu Estado na etapa nacional do prêmio. No ano passado, tanto a UFSC quanto Santa Catarina foram destaques na 1ª edição do prêmio. Em 2021, o Prof. Aloisio Nelmo Klein da UFSC obteve o segundo lugar nacional na categoria Pesquisador Destaque – Ciências Exatas e da Terra. O Prof. Klein, hoje meu colega, foi meu orientador de Mestrado e me introduziu na carreira de pesquisador. O próprio Prof. Klein teve como chefe imediato o Prof. Caspar Erich Stemmer, que foi a seu tempo um inovador em termos de gestão de ciência, tecnologia e formação de pessoas. Sinto-me um representante da 3ª geração de pesquisadores catarinenses e, assim, minha responsabilidade e expectativa são ainda maiores!”

CATEGORIA PESQUISADOR INOVADOR – SETOR PÚBLICO
1º Tiago Savi Mondo – IFSC 
Confira o currículo lattes 

É graduado em Turismo e Hotelaria pela Univali e em Educação Física pela Udesc. É Especialista em Gerenciamento de Projetos (FGV), mestre em Administração (Udesc), doutor em Administração (UFSC) e pós-doutor em Turismo (UFPR). É criador do TOURQUAL, o único modelo testado, validado e registrado de avaliação da qualidade de serviços turísticos.

“Representar a ciência catarinense é motivo de muito orgulho e responsabilidade. Orgulho por todo trabalho desenvolvido, toda dedicação empenhada em produzir conhecimento inovador para o setor produtivo, valorizando a pesquisa e a universidade; e responsabilidade por representar um conjunto extraordinário de cientistas catarinenses que fazem a diferença diariamente nas suas áreas. Fico muito feliz também em estar representando o turismo, que pela primeira vez figura em um prêmio nacional de tal magnitude. 

CATEGORIA PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO
Marcela Monteiro de Lima Lin Beltrame – IFSC
Confira o currículo lattes 
É jornalista formada pela UFSC e administradora de empresas pela Udesc. Também é especialista em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná e mestre em Administração pela ESAG/UDESC. Jornalista concursada do Instituto Federal de Santa Catarina desde junho de 2010.

“Me sinto honrada por representar Santa Catarina na premiação, mostrando a importância do jornalismo na divulgação científica e destacando a atuação do IFSC, uma instituição que contribui muito para o nosso estado. Num momento em que a ciência e o jornalismo têm sido tão atacados, fico feliz de ser reconhecida nesta profissão e com uma reportagem que mostra a importância da pesquisa científica para o nosso País.”

Mais informações para a imprensa:

Maurício Frighetto
Assessoria de Imprensa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc
E-mail: mauricio.frighetto@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 99932-4209
Site: www.fapesc.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support