Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Confira como ficam os...

Confira como ficam os serviços públicos neste feriado

Os serviços públicos ofertados pelo Governo de Santa Catarina terão alteração de horários e funcionamento durante o feriado da Proclamação da República, nesta terça-feira, 15 de novembro. As alterações são válidas para todas as entidades da administração direta, autarquias e fundações públicas estaduais.

De acordo com o Decreto Estadual 1.701/2022, os feriados e pontos facultativos não se aplicam aos serviços considerados essenciais, que acontecem em escala de plantão ou de acordo com ato publicado pelas autoridades competentes. Na segunda-feira, 14, a maioria dos serviços terá atendimento normal, e o retorno completo acontece a partir de quarta-feira, 16.

Veja como ficarão os serviços dos órgãos públicos estaduais:

Segurança Pública

Na segunda-feira, 14, o expediente será normal. Na terça, 15, as Delegacias de Polícia Civil (181 ou WhatsApp 48 98844-0011), a Polícia Militar (190), o Corpo de Bombeiros Militar (193) e órgãos como a Polícia Científica funcionarão em esquema de plantão/escala.

Os boletins de ocorrência podem ser feitos nas delegacias de polícia ou na DP Virtual (www.pc.sc.gov.br). A Polícia Militar também disponibiliza o aplicativo PMSC Cidadão, ferramenta que permite denúncias de forma anônima, ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, dentro do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) orienta a população que em caso de emergência acione a coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193. Durante o feriado, a DCSC permanece de plantão para apoiar os municípios em caso de situações adversas. O monitoramento climático e a emissão de alertas podem ser acompanhados no site e redes sociais da DCSC. Também é possível cadastrar os telefones para receber alertas via SMS. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 contendo no corpo do texto o CEP do local que deseja ser monitorado.

Saúde

Todas as emergências dos hospitais públicos do Estado estarão funcionando normalmente durante a segunda-feira e o feriado do dia 15.

Vacinação

Em relação à vacinação, é importante consultar cada município, já que as cidades possuem autonomia para determinarem o fluxo de vacinação conforme o avanço, sendo responsáveis pelo atendimento à população. A Secretaria de Estado da Saúde orienta que a vacinação não seja interrompida.

Hemosc

Todas as unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) terão funcionamento normal na segunda-feira, 14, e estarão fechadas para atendimento externo na terça-feira, 15. As rotinas internas ocorrerão normalmente e o atendimento às solicitações de sangue será realizado conforme rotina de finais de semana e feriados. As atividades serão retomadas normalmente na quarta-feira, 16 de novembro.

Educação

Na segunda-feira, 14, será cumprido expediente normal na Secretaria de Estado da Educação (órgão central) e nas 36 Coordenadorias Regionais de Educação. Na terça-feira, 15, a rede estadual de ensino não terá atividades, com retorno a partir de quarta-feira, 16. Cada unidade escolar teve autonomia para definir em seu calendário, no início do ano letivo, a emenda de feriados, com o posterior cumprimento de carga horária. Por isso, os responsáveis devem consultar diretamente a direção da escola para verificar se haverá atendimento nesta segunda-feira.

Celesc

Não haverá atendimento nas lojas da empresa nos dias 14 e 15 de novembro. Os canais virtuais de atendimento funcionarão normalmente, e todos os serviços essenciais serão mantidos. Caso seja registrada falta de energia elétrica, o consumidor poderá ligar para o número 08000 48 0196. Outra maneira rápida de protocolar ocorrências de queda de energia é pelo aplicativo da Celesc, disponível na App Store e no Google Play.

Para assuntos comerciais, consulte o site www.celesc.com.br ou contate o Call Center, pelo 08000 48 0120, que funciona 24h por dia, nos sete dias da semana. O consumidor pode, ainda, a qualquer tempo, obter informações e solicitar serviços na Agência Web do portal www.celesc.com.br.

Casan

Tanto na segunda, 14, quanto na terça-feira,15, a CASAN manterá equipes de plantão em seus setores operacionais e na Central de Atendimento 24 horas, pelo número 0800 643 0195, chat no site www.casan.com.br ou Aplicativo CasanSC.

Procon e Sine

O Procon e o Sine de Santa Catarina vão funcionar normalmente durante a segunda-feira, 14, e estarão fechados durante o feriado do dia 15. O Sine conta com o atendimento pelo aplicativo do Governo Federal, (Sine Fácil) onde pode ser feito o acompanhamento das vagas via aplicativo e dar entrada no seguro desemprego. O aplicativo pode ser baixado no smartphone ou tablet. Lá o trabalhador poderá conferir as oportunidades de emprego, candidatar-se a uma vaga e também dar entrada no seguro-desemprego. As mesmas funcionalidades também estão disponíveis no portal Emprega Brasil. Caso você queira fazer denúncia ao Procon, é possível fazer pelo site: https://www.sc.gov.br/servicos/enviar-denuncia-ao-procon-sc

Jucesc

Funcionando no sistema 100% digital, a Jucesc funciona todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados.

Aresc

Durante o dia 15, o atendimento da Aresc será feito por meio do 0800 643 26 11 ou Whatsapp 48 991510276. A fiscalização nos serviços de transporte coletivo continua normalmente. Para os setores de fiscalização do gás e saneamento, equipes de sobreaviso. Protocolos devem ser enviados para protocolo@aresc.sc.gov.br. Na segunda-feira, o expediente será normal.

Cultura

Na terça-feira, 15, alguns espaços culturais administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) estarão com horários diferenciados de atendimento. Na segunda-feira, 14, todos os espaços estarão com seus setores administrativos atendendo normalmente, mas alguns museus não funcionam nesta data. Confira cada caso:

Centro Integrado de Cultura (CIC): aberto normalmente na segunda e na terça-feira (14 e 15), das 10h às 21h. Consulte a programação em https://www.cultura.sc.gov.br/programacao/espacos/cic. 

Museu de Arte de Santa Catarina (Masc): fechado para visitação na segunda-feira (horário normal) e aberto normalmente na terça-feira, das 10h às 21h. Consulte a programação em https://www.cultura.sc.gov.br/programacao/espacos/masc. 

Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC): fechado na segunda-feira (horário normal) e aberto normalmente na terça-feira, para eventos do  Tum Sound Festival 2022.

Biblioteca de Arte & Cultura do CIC: aberta normalmente na segunda, das 13h às 19h; fechada na terça-feira, 15.

Museu Histórico de Santa Catarina: Palácio Cruz e Sousa: aberto normalmente na segunda (14), das 10h às 18h; e com horário especial na terça-feira (15), das 10 às 14h. Consulte a programação do espaço em https://www.cultura.sc.gov.br/espacos/mhsc. 

Biblioteca Pública de Santa Catarina:  aberta normalmente na segunda-feira, 14, das 8h às 19h; fechada na terça-feira, 15.

Casa da Alfândega: Galeria do Artesanato: aberta normalmente na segunda, das 9h30 às 18h30; fechada na terça-feira. 15.

Museu Etnográfico Casa dos Açores (Biguaçu): fechado para visitação em ambos os dias.

Museu Nacional do Mar: Embarcações Brasileiras: abre  para visitação em horário normal na segunda-feira, 14), das 10h às 17h; fechado na terça-feira, 15. 

Casa de Campo do Governador Hercílio Luz: fechada para visitação na segunda-feira e aberta na terça-feira, das 13h às 18h.

Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa: aberta na segunda-feira, das 14h às 18h. Fechada na terça-feira, 15.  

Teatro Governador Pedro Ivo: sem programação prevista para o período.

Teatro Ademir Rosa (TAR): sem programação prevista para o período.

Teatro Álvaro de Carvalho (TAC): sem programação prevista para o período.

Comunicação

A Secretaria de Estado da Comunicação terá expediente normal durante a segunda-feira, 14, e trabalhará com equipes de plantão para atendimento à imprensa na terça, 15.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support